Tradicional Jantar do Codeguin da 140ª Festa de Santo Antônio reúne cerca de 600 pessoas

codeguin11

Integrando a programação da 140ª Festa de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, aconteceu na noite desta sexta-feira, 11, o tradicional Jantar do Codeguin, no Salão Paroquial. Foram cerca de 600 pessoas presentes em um momento de reforço de fé e confraternização entre a comunidade e festeiros. Todos recepcionados ainda pelo padre Ricardo Fontana, pároco da Paróquia.

“A gente tem esta grata alegria. É um ano praticamente de muito trabalho e estamos vendo um envolvimento muito grande das comunidades. Os festeiros também com toda a simplicidade e carinho estão se dedicando muito”, destacou o padre.

O Codeguin é um prato típico da imigração italiana e foi introduzido na festa na década de 70. Na época o pároco, Padre Oscar Bertholdo sugeriu aos festeiros a realização de um jantar para arrecadar fundos para a paróquia. É um produto elaborado a partir de carne suína e pele de suíno. As especiarias fazem deste um produto especial, com um gostinho de produto caseiro. O prato é preparado após cozimento em água.

A Trezena de Santo Antônio ocorre de 31 de maio até 12 de junho com Missas às 18h. A Festa no dia 13, feriado municipal. As visitas do padroeiro Santo Antônio nas comunidades acontece desde o dia 7 de abril até 10 de junho, com o fechamento no Santuário Nossa Senhora de Caravaggio em Farroupilha.

Entre as novidades deste ano constam ainda a exibição do filme “Santo Antônio, uma vida de doutrina e bondade”, no cinema do Shopping Bento, para aproximadamente 1100 alunos dos quatros anos das escolas municipais e entrega de gibis; exibição de imagens centenárias durante a Trezena; promoção em parceria com o Super Apolo, onde as crianças recebem um desenho de Santo Antônio para pintar e trocar por brindes; tema personalizado para fotos de perfil na rede social Facebook; entrega do Breve de Santo Antônio; marcador de página etc.

O Festeiros da 140ª edição:

Horacio Elbio Forni Castillo e Maria del Rosário de León de Forni

Jaime Slodkovski e Leonice do Nascimento

Marcelo Dall´Onder Michelon e Caroline Carraro Michelon

Nilzo Frare e Maria Petronilda Frare

Rui Bellé e Simone Pegoraro Bellé

Sérgio De Toni e Marilene Tomasin De Toni

Clique para ampliar as demais imagens:

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

Fotos: Nei Vignatti e Facebook da Paróquia Santo Antônio