A 138ª Romaria a Caravaggio, em Farroupilha – RS, encerrou neste domingo (28), contabilizando um público total de 70 mil pessoas (dados da Brigada Militar). No dia 26, ponto alto da Romaria chegou a 25 mil pessoas; no sábado (27), outras 10 mil e neste domingo mais 35 mil pessoas estiveram no Santuário. A chuva foi companheira e desafiou ainda mais os romeiros a realizarem o percurso. No entanto, o Santuário ficou lotado em quase todas as 30 missas celebradas por três bispos e cerca de 50 sacerdotes.
O reitor do Santuário, Pe. Gilnei Fronza, destaca especialmente o esforço dos romeiros para completar o trajeto diante da adversidade climática. “Foram intensas as manifestações de fé que presenciamos. Demostra o carinho e o consolo de Nossa Senhora para com seus filhos neste Ano Mariano”. Nas celebrações foram abordados temas atuais como ética, violência, preconceito, desemprego, saúde, relacionamentos, família, respeito e esperança. Segundo Fronza, “estes assuntos afligem a todos nós, então, é necessário nos unirmos em oração, principalmente para que este momento de instabilidade na área política, econômica e social encontre um pacífico caminho de superação, sem que haja um comprometimento da esperança do povo. Foi justamente para trazer paz e esperança que Nossa Senhora apareceu há 585 anos para uma humilde e sofredora mulher – Joaneta, em Caravaggio na Itália”, conta o reitor.
Em sintonia com os mesmos temas, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, presidiu a missa das 10h30min deste domingo, dia da Ascensão do Senhor e explicou que a data conclui o complexo da Páscoa. “Representa que Jesus depois da ressureição volta ao Pai elevando a humanidade”. Ele propôs “como podemos começar a paz dentro de casa? Talvez perdoando alguém. Para Nossa Senhora o maior sacrifício é perdoar uma pessoa que nos ofendeu. Nossa Senhora diria: aí está um filho meu”.
Algumas novidades chamaram a atenção dos romeiros, entre elas, o Memorial dos Devotos, inaugurado na última quinta-feira (25). O espaço conhecido como Sala dos Ex-Votos passou por uma intervenção nos últimos seis meses, originando melhorias, ampliação e modernização. O objetivo foi criar um local ideal para guardar as memórias dos fiéis devotos de Nossa Senhora de Caravaggio. Buscou-se outras formas de expressão da fé e para isso foi instalada uma projeção com mais de 30 depoimentos em vídeo com pessoas que alcançaram graças. Além disso, os romeiros puderam conferir a fonte de água agora visível ao público, no interior do Santuário, uma relação forte relação com a aparição de Nossa Senhora na Itália; e no altar a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, em referência a celebração do Ano Mariano.
Outro investimento feito pela reitoria do Santuário nos últimos meses foi em mídias sociais e na produção de um novo site, que registrou durante a Romaria 20 mil acessos, uma média de 200 visualizações por transmissão pela webTV. Pelo Facebook foram transmitidas as missas ao vivo, fotos, vídeos e textos em 50 postagens realizadas nos três dias somaram um milhão e duzentos e cinquenta mil pessoas alcançadas e mais de 4.900 compartilhamentos de conteúdo. A fanpage do Santuário ultrapassou os 40 mil seguidores. O Youtube somou 120 mil visualizações. Para o reitor, esses números demonstram que a evangelização passa pelos avanços tecnológicos e novos comportamentos sociais. “estamos usando as mídias sociais para estreitar as relações e demonstrações de fé dos devotos de Nossa Senhora”, destaca Pe. Gilnei Fronza.
Números da 138ª Romaria – dias 26, 27 e 28 de maio
– Área da Saúde: 353 atendimentos (verificação de pressão arterial, glicemia, curativo, administração de medicação e consultas médicas).
– Transporte: 178 ônibus realizaram 455 viagens com destino para Caxias\Bento e Farroupilha (partindo do Santuário); mais de 20 mil pessoas foram transportadas; cerca de 7 mil automóveis acessaram os estacionamentos. (Dados fornecidos pela Metroplan).
– Área de Segurança Pública: Durante a Romaria o Santuário contou com o esquema de segurança com 150 brigadianos. Foi realizado apenas o registro de um princípio de incêndio em um ônibus na área dos camelódromos, no sábado, sem vítimas, mas ocasionando uma ocorrência policial.
– Voluntários: 900 pessoas
Clique para ampliar as demais imagens:
Fonte: Santuário de Caravaggio
Lei Paulo Gustavo: Edital de Premiação para Trajetórias Culturais tem inscrições prorrogadas
5ª Jornada de Fisioterapia Hospitalar do Tacchini reúne mais de 100 profissionais
Passeio ciclístico reúne cerca de 500 participantes em Porto Alegre