A 10ª edição do Polentaço em Monte Belo do Sul superou a expectativa de visitantes (mais de 7 mil pessoas) e atingiu o objetivo esperado pela organização: mostrar as potencialidades do município, com a valorização do prato típico italiano, a polenta, bem como impulsionar o turismo com um público regional e estadual, no evento que aconteceu neste final de semana integrando a programação do Dia do Vinho Brasileiro 2019.
Neste domingo, 19, destaque para a divulgação dos vencedores das esculturas de polenta, expostas durante o evento e uma das atrações, que mobilizou estudantes da comunidade na exposição considerada a única do gênero no mundo. A comunidade Caravággio, com o tema Lá Casa dela Nona ficou em primeiro lugar. A segunda colocada foi a escultura da Comunidade São Paulo com o tema, Nona Maria, a Parteira. Em terceiro lugar, Comunidade São Pedro, com tema Dionísio, deus grego do vinho. O destaque ficou com o grupo Folclórico Vicentino.
Junto a Praça Padre José Ferlin o segundo dia do evento registrou ainda várias atrações artísticas, com danças típicas até o tombo da polenta gigante (800 kg de polenta).
“Nosso município e seus empreendedores ganham muito com eventos que transmitam nossa essência e, ao mesmo tempo, celebram o produto gastronômico que é símbolo da nossa cultura, a polenta”, destaca o prefeito montebelense, Adenir José Dallé.
Idealizador do Polentaço, à frente das dez edições já realizadas, o secretário de Cultura e Turismo do município, Alvaro Manzoni, lembrou a importância de se resgatar as raízes para prospectar um futuro próspero aos eventos que promovam o município. “O Polentaço tem o intuito de valorizar o alimento que deu sustento e esperança aos imigrantes que aqui chegavam. Transformar a polenta em motivo de celebração é um orgulho imenso para nós, pois dessa forma, podemos reverenciar nossa autenticidade e apresenta-la para o turista que visita Monte Belo”, enfatiza.
A programação cultural do Polentaço contou neste domingo com apresentação de grupos de dança, shows, gastronomia, vinhos e espumantes, além de muita animação.
A 10ª edição foi uma realização da Prefeitura de Monte Belo do Sul, Centro de Tradições Italianas de Monte Belo, com apoia de empresas parceiras.
Relembre o álbum de fotos divulgado pela Rádio Difusora neste sábado AQUI.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Vídeos: Marlove Perin
Fotos: Felipe Machado e Marlove Perin
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor