10ª edição do Polentaço evidencia o resgate das raízes italianas em Monte Belo

Integrando a programação do Dia do Vinho Brasileiro 2019, Monte Belo do Sul vive neste final de semana a 10ª edição do Polentaço. A celebração da mistura de farinha de milho, água e sal e valorização de um dos pratos típicos da cultura italiana. O sábado, dia 18 de maio, registrou várias atrações artísticas, de forma gratuita para a comunidade e visitantes, com danças típicas até o tombo da polenta gigante (800 kg de polenta) junto a Praça Padre José Ferlin.

“Nosso município e seus empreendedores ganham muito com eventos que transmitam nossa essência e, ao mesmo tempo, celebram o produto gastronômico que é símbolo da nossa cultura, a polenta”, destaca o prefeito montebelense, Adenir José Dallé.

Idealizador do Polentaço, à frente das dez edições já realizadas, o Secretário de Cultura e Turismo do município, Alvaro Manzoni, lembrou a importância de se resgatar as raízes para prospectar um futuro próspero aos eventos que promovam o município. “O Polentaço tem o intuito de valorizar o alimento que deu sustento e esperança aos imigrantes que aqui chegavam. Transformar a polenta em motivo de celebração é um orgulho imenso para nós, pois dessa forma, podemos reverenciar nossa autenticidade e apresenta-la para o turista que visita Monte Belo”, enfatiza.

O protocolo oficial de abertura com as boas vindas do prefeito Adenir Dallé, colaboradores e equipe de organização, recebeu autoridades como prefeitos de municípios vizinhos, como Hadair Ferrari, Pinto Bandeira, Guilherme Pasin, Bento Gonçalves, Claiton Gonçalves, Farroupilha, deputado estadual, Carlos Búrigo, presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Monte Belo, Nilso Cavalleri, demais parlamentares, do chefe de gabinete do deputado federal Nereu Crispim, Valdir Pereira, bem como as mais diversas lideranças.

Outro ponto alto do evento é a exposição de esculturas feitas de polenta – considerada a única do gênero no mundo. A mostra inusitada acontece no salão da comunidade, bem ao lado da praça – onde estão disponíveis barraquinhas com produtos gastronômicos, vinhos e espumantes locais até este domingo.

Haverá solenidade de premiação, apontando os vencedores do concurso em diversas categorias, a partir das 17h deste domingo. Nesse dia, a programação do Polentaço inicia às 12h, com entrada franca. A expectativa é de que seis mil pessoas passem por Monte Belo do Sul nesse fim de semana para acompanhar o evento.

Confira o álbum de fotos:

Veja a programação para este domingo:

19/05 – Domingo

12h: Apresentação de Amici Del Cantare

12h30: Apresentação da Banda Municipal de Monte Belo do Sul

13h: Show de danças com Grupo Ballo D’Italia

14h: Show com Grupo Vicentino

14h30: Tombo da Polenta Gigante

14h40: Show com Ragazzi Dei Monti

16h40: Premiações do Torneio de Bochas e Concurso Monte Belo: Nosso Lugar

17h: Show com banda Nova

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora

Fotos: Felipe Machado e Marlove Perin