O Prefeito Guilherme Pasin e o secretário de Turismo, Rodrigo Parisotto participaram nesta segunda-feira, 11, em Porto Alegre, do lançamento do Programa de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (Prodetur + Turismo), do Ministério do Turismo. Com uma linha de crédito de R$ 5 bilhões do governo federal, a iniciativa pretende financiar infraestrutura pública e privada de turismo em todo Brasil, além de ações de promoção de destinos, informação ao turista e estudos de planejamento e diagnósticos de mercado. O evento contou com a presença do Ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.
Com o Prodetur + Turismo, os municípios gaúchos terão acesso a linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados em instituições parceiras, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Prefeito Guilherme Pasin destacou que o financiamento abre uma oportunidade para realização de ações, que contemplem principalmente projetos na área de infraestrutura turística, saneamento básico, transporte e mobilidade urbana. “É um incentivo para o desenvolvimento de um setor tão importante para o país”, disse.
Para o governador José Ivo Sartori “o turismo gera emprego, renda e desenvolvimento econômico e social. Esse projeto possibilita, também , a melhoria no atendimento ao turista”, disse.
Conforme o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, em 2017, um em cada cinco postos de trabalho criados são gerados pelo segmento do turismo. “As pessoas e o consumo mudaram, elas querem viajar. Temos um espaço muito grande para crescer. O Brasil é um país que ainda é jovem e se propõe a ser moderno, mas ainda é muito conservador e tem dificuldade de mudança”, disse.
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha