Prefeito Pasin palestra no CIC/BG e defende unidade para construir uma cidade melhor

Com a pauta “Construindo o sonho grande de Bento Gonçalves”, o prefeito Guilherme Pasin abriu a agenda de palestras no CIC/BG (Centro da Indústria, Comércio e Serviços), em reunião jantar na noite desta segunda-feira, 19. Associados da entidade empresarial, representantes de Sindicatos, Secretários Municipais, Vereadores e lideranças em geral, conferiram a apresentação que durou pouco mais de 30 minutos. Após, foi aberto o espaço para perguntas.

Pasin abordou temas com Projetos Estruturantes, Lei de Incentivo, Usina de Resíduos Sólidos, Centro Administrativo, Segurança Pública, Plano Diretor e Eleições 2018.

O prefeito destacou que só se constrói um município grande, “com a unidade de todos, com entendimento e participação. Precisamos de senso de coletividade, com a abertura e proximidade com a comunidade”, disse.

O líder do executivo municipal recordou a utilização de mão de obra prisional para serviços públicos, como uma conquista recente e lamentou o momento vivido com 15 homicídios no ano em Bento Gonçalves.

“Não gostaríamos que ocorressem estas situações em nossa cidade. O que a gente precisa continuar fazendo é que o cidadão de bem continue protegido. Que a gente tenha tranquilidade de ir e vir e desenvolver os nossos trabalhos. Grande parte deles (homicídios) estão ligados a criminalidade, muitos deles ao tráfico de drogas”, afirmou.

O prefeito garantiu que em 15 dias o Município assinará a ordem de serviço junto ao Governo do Estado, para a construção do Novo Presídio. Já está definida a empresa que fará a construção, será a Verdi Sistemas Construtivos, de Ivoti, a mesma que fez a penitenciária de Canoas.

Pasin alegou que teve de rever alguns conceitos, especialmente sobre a implantação da Guarda Municipal. “Vamos garantir a vinda de 20 novos agentes de segurança para trabalhar de forma cooperada com os órgãos, Brigada Militar e Polícia Civil”, reforçou.

CANDIDATURAS

Apesar de confirmar a desistência de ser um dos nomes como pré-candidato ao Governo do Estado nas Eleições 2018, o prefeito Guilherme Pasin deixou claro que o futuro ainda está em aberto. Questionado sobre um possível número elevado de candidatos no próximo pleito, entende que “as próprias entidades representadas trabalharão para escolher os melhores. Cercear o direito de alguém se candidatar é inaceitável, mas precisamos aqueles com melhores condições”.

O próprio presidente do CIC/BG, Élton Gialdi, antes da palestra, manifestou-se sobre a necessidade de Bento ter representantes nas esferas Estadual e Federal.

PLANO DIRETOR

Questionado sobre o Plano Diretor, que está arquivado na Câmara de Vereadores, afirmou que vereadores do partido (Partido Progressista) pedirão o desarquivamento nos próximos dias. Defendeu ainda o Plano Original, com o aval do Conselho Municipal de Planejamento de Bento Gonçalves (Complan).

CENTRO ADMINISTRATIVO / SECRETARIAS

Guilherme Pasin recordou a transferência de 14 repartições públicas para a Rua 10 de Novembro, 190 (defronte a estação da Maria Fumaça). A proposta dará uma economia anual de R$ 1,2 milhão.

Lembrou ainda os presentes que em 2018 será lançado o edital de Parceria Público Privada para a viabilização da construção do Plano Diretor.

Lamentou o débito de fornecedores com a Prefeitura. Segundo dados da Secretaria Municipal de Finanças, Bradesco, Santander, HSBC, Banco do Brasil, Banrisul, Itaú, e outras instituições bancárias estão hoje inscritos na dívida ativa e devem cerca de R$ 80 milhões de tributos municipais, como o Imposto sobre Serviços (ISS). Ele afirmou que a Prefeitura irá cobrar.

CIC

O presidente Élton Gialdi definiu a noite como memorável. “Conseguimos desenvolver com o prefeito ideias, sugestões e nos unimos ainda mais em prol do nosso município”, comentou.

Sobre representatividade política, defendeu “uma postura adequada e ética. Temos que respeitar todas as candidaturas, mas cabe a sociedade identificar os melhores nomes que tenham viabilidade de eleição”, disse ainda.

 Após dois anos à frente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), Laudir Piccoli recebeu ainda uma homenagem da atual diretoria pelos trabalhos desenvolvidos em prol da entidade empresarial.

Clique para ampliar as demais imagens:

Fonte e fotos: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

 

error: Conteúdo Protegido