Nesta quarta-feira, 06, foi realizada, no Hotel Vila Michelon, a assembléia do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA). Na ocasião, os Prefeitos receberam as câmeras adquiridas para o cercamento eletrônico da região. No total foram compradas pelo consórcio 44 equipamentos.
Conforme o Secretário de Segurança de Bento Gonçalves, José Paulo Marinho, que auxiliou no processo, as câmeras vão permitir o controle dos veículos que entram e saem dos municípios. “Com a leitura de placas, será possível verificar se eles estão em situação de roubo ou furto e se estão com a documentação em dia, por exemplo”, salienta.
Para o Presidente do CISGA, prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli a união de esforços é um beneficio para toda população. “Hoje a ideia de trabalhar segurança pública de forma integrada é o ideal para os Municípios. O cercamento por câmeras nas entradas das cidades é um projeto que trará tranquilidade”, disse.
O Prefeito Guilherme Pasin destacou que a ação de regionalizar a Segurança Pública vem ao encontro das ações realizadas pelo Município para aumentar a segurança em Bento Gonçalves. “O que queremos com a instalação de câmeras integradas, na entrada dos Municípios é possibilitar segurança para a população. E iniciando pelos integrantes do CISGA, poderemos no futuro ampliar essa rede”, ressalta.
O passo seguinte é a interligação ao sistema do Governo do Estado e da central de controle e comando regional. No final desta tarde será inaugurada na sede do 3º BPAT, a central de comando e controle. “Com esses equipamentos nosso grupamento ganha com mais qualidade para realização do trabalho, que é manter a população em segurança. Parabenizamos os integrantes do CISGA pela ação regional”, disse o comandante do 3º BPAT, tenente coronel Glauco Alexandre Braga.
Termo de compromisso
Durante o encontro, os Prefeitos assinaram o Termo de Compromisso como o Ministério Público, para implementação da logística reversa de lâmpadas. A atividade integra o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. “A elaboração do Plano Intermunicipal atende ao objetivo do Programa ResSanear, no que diz respeito à solução consorciada, algo muito incentivado pelo MPRS, e a adoção de medidas para implementar e efetivar a logística reversa das lâmpadas, um dos eixos do Programa”, destaca o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, do Ministério Público, Daniel Martini.
Os municípios que integram o CISGA são Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos e Veranópolis.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: Emanuele Nicola
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento