Um grupo de 10 estudantes do Marista Aparecida participará nesse ano, pela primeira vez, do First Lego League (FLL), um torneio internacional de Robótica projetado para fazer com que crianças e jovens se interessem pela ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida. A partir dos resultados do Festival Marista de Robótica, realizado em setembro, onde o colégio conquistou 8 medalhas, um grupo de estudantes se entusiasmou pela proposta do FLL e, com o apoio das famílias, inscrevemos a nossa nossa primeira equipe no torneio, a Tecnoapa.
O tema da FLL nesse ano é Hydro Dinamics, como encontramos, transportamos, usamos ou descartamos a água do mundo. A partir dessa premissa, o grupo do colégio escolheu trabalhar o uso consciente e economia da água, criando um aplicativo que armazena os dados das contas de água e recompensa aqueles que diminuirem o seu consumo da água e usarem alternativas de reaproveitamento desse recurso.
A seletiva da FLL, que classifica os estudantes para a etapa estadual, acontecerá no próximo sábado, 15/11. Além da pesquisa, construções teóricas e desafios práticos na arena, um dos pré-requisitos para os grupos inscritos no torneio é compartilhar a sua proposta com outras pessoas e entidades.
Atendendo a essa etapa, os nossos estudantes já compartilharam com educadores, especialistas da área, diretores da Corsan, estudantes do colégio e com um grupo de robótica de Mountain View, Califórnia (EUA), que também participa de competições de robótica no seu país.
Além de falar da sua proposta para a FLL, essa videoconferência com os Estados Unidos foi realizada como um intercâmbio de conhecimento, possibilitando que os dois grupos apresentassem seus projetos, falassem sobre a robótica educacional nos seus países e conhecessem novas abordagens. A videoconferência foi realizada nas dependências do colégio e contou com a presença dos estudantes que participarão da FLL, educadores e convidados.
Outro desafio foi testar na prática a fluência em inglês dos estudantes, que tiveram que conversar com os jovens americanos, explicar seus projetos, perguntar e responder dúvidas em inglês.
Fonte: Colégio Aparecida
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor