O Coordenador de Políticas Públicas de Trânsito, Gilberto Rosa, a Coordenadora de Serviços Públicos, Fabiane Capellaro e os agentes de trânsito, Dênis Jarbas Maria e Luis Felipe Cainelli Ferreira estão participando do 1º Encontro de Educação para o Trânsito de Caxias do Sul que traz como tema “A Educação e a Psicologia fazem a Diferença no Trânsito”, promovido pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Escola Pública de Trânsito.
Dentre os assuntos abordados, foram explanados a publicidade como ferramenta educativa; educação no trânsito como peça para a mudança de comportamento; o papel das ONG’s na educação para o trânsito; o papel do professor/instrutor na formação do futuro condutor; avaliação psicológica como obrigação legal; medo ou fobia para dirigir: como superar; e o papel da psicologia no trânsito.
De acordo com a proposta do seminário, o trânsito transformou-se em uma questão de saúde pública. O número de vítimas de ocorrências em acidentes em avenidas e estradas, já supera o de diversas doenças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) morrem em média 3,4 mil pessoas por dia em todo o mundo, e devido a isso, a organização lançou um plano de ação que visa reduzir em 50% o número de mortes no trânsito, de 2011 a 2020.
Com esse pensamento, o encontro trata sobre a humanização do trânsito se referindo à inserção do homem e do aluno em uma sociedade que ruma para o coletivo, que valoriza o conceito de gentileza e educação e que exige mudanças de comportamento na convivência com um grupo de pessoas. A educação para o trânsito tem por objetivo formar multiplicadores, condutas e não comportamentos, inspirar uma visão crítica, construir capacidade de discernimento, criar cidadãos e humanizar o trânsito.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Divulgação/ DMT
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS