Aconteceu na noite de segunda-feira, dia 2, na Fundação Casa das Artes, o 2º Fórum de Educação. O evento foi uma realização do Serviço Social do Comércio (SESC) e da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e aproximadamente 400 profissionais da área da educação participaram.
A pedagoga Tânia Ramos Fortuna ministrou a palestra “Formação Lúdica Docente: o que o professor deve saber e fazer para ser um educador que brinca”. Tânia é professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é coordenadora geral do Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar?”, no qual criou e dirige a Brinquedoteca Universitária e realiza ações de formação continuada sobre jogo e educação.
Tânia ressalta a importância do brincar na fruição relacional entre professor e aluno: “Uma das minhas preocupações é sensibilizar os professores para como colocar a brincadeira no lugar que ela merece na escola. Não num lugar que seja só na hora do recreio, na aula de artes. A brincadeira precisa estar presente em todos os momentos dessa prática porque brincar é aprender”.
A secretária adjunta da Secretaria de Educação, Adriane Zorzi, destacou que “este momento é para refletir e pensar no lúdico. Sabe-se que a criança aprende quando ela tem prazer na construção do conhecimento. Por isso, a brincadeira é tão necessária na formação da criança na sua vida escolar e o professor precisa ser o promotor de uma pedagogia lúdica”.
O evento teve a participação da Escola Municipal Infantil Espaço dos Sonhos com uma apresentação musical sobre o tema.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Jose Martim Estefanon
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor