Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 7, junto a 7ª edição da Fiema Brasil (Feira de Negócios e Tecnologia em Resíduos, Águas, Efluentes e Energia) em Bento Gonçalves, a Assembleia Geral Mensal da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste). A entidade representa 32 prefeitos da região e definiu sua nova presidência para gestão 2016/2017. Trata-se do prefeito de Vista Alegre do Prata, Ricardo Bidese, que assume por aclamação na vaga de Fernando Xavier da Silva, prefeito de Carlos Barbosa.
Além do presidente a chapa eleita é composta pelo 1º vice-presidente, prefeito de Veranópolis, Carlos Alberto Spanhol, o 2º vice-presidente, Demétrio Carlos Lazzaretti, prefeito de São Marcos, o 1º secretário o prefeito de Nova Araçá, Aícaro Umberto Ferrari, de Nova Araçá e o segundo secretário, o prefeito de Protásio Alves, Jusandro Bortolon, com o tesoureiro o prefeito de Santa Tereza, Diogo Sebaginazzi Siqueira.
Na oportunidade foi prestada contas da gestão de Xavier, com as principais atividades realizadas enquanto esteve como presidente.
“Ao longo dos anos as pautas são mais ou menos iguais, mas a pauta da 470 (BR) é muito importante. Não tinha me deparado ainda com uma ação que tivesse dado um resultado tão importante. Quero salientar a união regional em busca de um objetivo comum, a BR-470 como exemplo”, destacou Xavier.
A não batida no martelo para definir por parte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) o local de implantação do campus Serra, que a Amesne sugeriu em uma área no Vale dos Vinhedos / pertencente a Garibaldi, intrigou os prefeitos.
“Ela não implicava em um grande investimento e sim numa única decisão técnica”, lamentou o prefeito de Carlos Barbosa.
Para o novo presidente, a definição já existe. “O que vamos lutar é que a UFRGS venha para região, um pleito antigo nosso. Temos ainda três, quatro municípios sem acesso asfáltico, vamos lutar”, afirmou Ricardo Bidese, prefeito de Vista Alegre do Prata.
Bento: reforma do telhado do ginásio de esportes é contemplada no Avançar Mais no Esporte
Vinho e espumante um passo mais perto de serem símbolos oficiais do RS
No Vêneto, Lorenzoni e Paparico conhecem projeto que reduz impostos de empreendedores do agroturismo