Os prefeitos da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) participaram nesta semana, na quinta-feira, 14, de um encontro de orientação e capacitação técnica no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Entre os assuntos abordados, como instruções e esclarecimentos de eventuais dúvidas, estava na pauta a judicialização na saúde e na educação, que havia sido discutido na última Assembleia Geral da Associação.
Desde a falta de medicamentos, quando estes não estão na lista de itens fornecidos pelo SUS, a busca de uma cirurgia, de leitos de UTI, de vagas na educação, são alguns dos motivos que tem levado cidadãos a procurarem a Justiça.
O prefeito de Garibaldi e presidente da Amesne, Antônio Cettolin, diz que o “caminho é o diálogo. Fomos orientados a criarmos um grupo junto a Amesne para continuar discutindo o assunto e buscarmos acordos”, comentou.
No dia 5 de outubro, data de abertura da Fenachamp 2017 (Festival Nacional do Espumante Brasileiro), ocorrerá uma nova Assembleia dos prefeitos em Garibaldi, que deverá iniciar a formação desta Comissão.
Cettolin lembrou por exemplo, do Plano Nacional de Educação, que até 2022, obriga os municípios a atenderem 50% das crianças de 0 a 3 anos nas creches. Em algumas cidades isto já é até cumprido, em outras, pais tem procurado vagas na justiça.
O procurador geral da Prefeitura de Bento Gonçalves, Sidgrei Machado Spassini, representou o prefeito Guilherme Pasin no encontro e lembrou que recentemente uma decisão suspendeu diversas ações pelo Brasil, dando fôlegos aos municípios. “A gente sabe que tem diversos entendimentos, mas a grande obrigatoriedade é da União Federal”, afirmou.
A Prefeitura há cerca de três anos teve um bloqueio judicial de R$ 300 mil e foi obrigada a pagar a cirurgia de uma pessoa que havia procurado seus direitos via ação.
A reunião contou com a presença de, aproximadamente, 50 participantes, entre técnicos, gestores e representantes municipais.
O presidente do TCE-RS Marco Peixoto agradeceu a presença de todos e reafirmou o compromisso de parceria entre o Tribunal de Contas e os Municípios. “A estrutura do Tribunal está sempre à disposição das prefeituras. Nosso objetivo aqui é sanar todas as dúvidas e orientar as administrações” disse.
Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora
Foto: Assessoria de Imprensa / Amesne
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento