Em uma ação conjunta de negociação entre o governo do Estado e a Federação das Associações de Municípios (Famurs), R$ 22.478.911,73 foram repassados a 131 municípios que estão em situação de emergência devido às fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio e junho. Dentre as cidades, está a de Santa Tereza, que já havia tido a situação de emergência reconhecida pela União.
Na lista dos municípios consta o valor de R$ 15.321,56 para Santa Tereza, que pode através de resolução publicada no Diário Oficial do Estado, a partir do recebimento, que os valores sejam utilizados de maneira livre conforme a prefeitura necessitar.
O relatório emitido pela Prefeitura através da Defesa Civil aponta que as chuvas intensas afetou toda a área rural do município, assim como a cidade, causando danos e prejuízos para a população atingida. Estima-se que 1.540 pessoas tenham sido afetadas, de uma população de 1.780 habitantes. Houve danos na área rural com perdas na produção de hortifrúti e citricultura, conforme a Emater. Nas estradas com quedas de barreiras e transbordamentos de valetas e riachos, com comunidades ficando sem acesso à cidade devido às inundações. O ápice da chuva foi dia 8 de junho, em oito horas choveu aproximadamente 100 milímetros.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
Prefeitura de Bento encaminha para a câmara projeto de lei da ordem do Bolsa Família
Bento: SMMAM auxilia no resgate de animais silvestres
Livro reconstitui memórias e legado cultural de Garibaldi