Pela primeira vez de forma pública o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (PP), manifestou-se sobre a redução do horário de atendimento em algumas Unidades de Saúde (UBSs) de forma temporária. Até então, apenas o secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, havia se pronunciado. A redução iniciou durante o mês de março.
O prefeito começou sua fala com um desabafo, em entrevista para Rádio Difusora. “Existem ainda algumas pessoas que entendem que o prefeito, o secretário, enfim, acorda querendo fazer o mal. Desculpe frustrar, mas é ao contrário. Vivemos no serviço público e queremos ampliar os serviços”, destacou.
O termo utilizado pela Administração Municipal é ajuste. “É fazer o que precisa ser feito para o todo funcionar. Muitas vezes temos dissabores em nos deparar com a demanda estabelecida por determinado zoneamento ou região e entender que podemos reduzir. Num primeiro momento vai gritar no ouvido do cidadão, mas num segundo momento não vamos retirar, estamos adequando”, completou Pasin.
O líder do executivo Municipal reforçou a necessidade de um “ponto de equilíbrio, é uma situação de momento. As vacas gordas deixaram o pasto e ficaram as magras. Acredito que antes do final do ano estejamos sentindo os pontos positivos, com a entrada maior de recursos. É um questão de momento, com ações que tem de ser duras e amargas”, ponderou.
Medidas
Na Unidade de Saúde da Cohab o atendimento passou para terças e sextas-feiras durante a manhã; do Maria Goretti, nas segundas e quartas-feiras pela manhã e do São Roque de segundas a sextas-feiras das 7h às 13h.
A Unidade de Saúde de São Pedro, no interior, chegou a ser temporariamente fechada, com a orientação de que a comunidade procure a Estratégia Saúde da Família (ESF) do Barracão.
O Espaço de Saúde do Idoso, do bairro Progresso, abre alguns turnos com atividades físicas, de grupo e fisioterapia. O atendimento médico, desde o dia 20 de março, é realizado na ESF do bairro.
A redução do horário de atendimento poderá durar até seis meses ou mais, dependendo da avaliação do quadro financeiro.
Outra ponto é o desligamento de terceirizados na saúde, que pode chegar a 70 em 2017, substituindo por concursados.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves