Foi realizada na noite desta quinta-feira, 23, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, a primeira sessão solene de 2017, quando o Poder Legislativo entregou a medalha Aristides Bertuol, ao STIMMME-BG (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico) pelos 50 anos de atuação.
A honraria é concedida a pessoas, entidades e empresas que tenham se destacado por suas ações em favor do município. O autor do projeto foi o vereador, que também preside a entidade, Élvio de Lima.
“Isto é gratificante porque é o momento que estou aqui, graças a uma entidade que pensa no trabalhador. O STIMMME esta presente em vários momentos da comunidade, bem como aqui na casa. É um dia especial para a nossa categoria, equipe de trabalho e para a família metalúrgica”, afirmou.
Representando a CNTM – Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, a vice-presidente Cristina Maria dos Santos da Silva, disse que “é emocionante quando a gente chega e vê a população reunida participando desta homenagem é motivo de muito orgulho. É gratificante”, destacou.
A solenidade teve a participação de trabalhadores do setor, diretoria, colaboradores, lideranças como o prefeito Guilherme Pasin e o vice Aido Bertuol, que já teve participação no movimento sindicalista, o presidente do SIMMME – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves -, Juarez Piva, o prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, entre outros.
A medalha Aristides Bertuol foi instituída em 12 de dezembro de 1983 como distinção honorifica máxima da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. Cunhada em bronze, remete à biografia do cidadão que empresta seu nome à outorga, cuja atuação, em todas as atividades de sua vida, é exemplo de integridade e decisão. Ao longo de 33 anos, a honraria foi concedida a 36 pessoas e duas entidades (desde 1992 foi instituído como limite máximo um agraciado por ano). A última entrega da outorga ocorreu em 2014.
Conquistas e realizações que justificam a homenagem
O STIMMME-BG congrega aproximadamente 3,5 mil associados, representando cerca de 14 mil profissionais da categoria e atua em 18 municípios da região nordeste do Rio Grande do Sul. Em sua trajetória, a entidade consolidou reconhecimento nacional enquanto modelo de gestão sindical seja pela atuação responsável, ética e transparente em prol dos trabalhadores ou pela atuação permanente, visando à consecução de serviços e benefícios oferecidos aos associados. Relembre algumas dessas passagens:
Consolidação: Em 1967 o Sindicato recebeu a Carta Sindical, documento que oficializou sua atuação em defesa dos direitos dos profissionais do segmento. Passados 50 anos, a entidade congrega aproximadamente 3,5 mil associados, representando cerca de 14 mil trabalhadores alocados em 18 municípios da região nordeste do Rio Grande do Sul.
Compromisso com o trabalhador: O STIMMME foi uma das entidades pioneiras na região a oferecer atendimentos médicos e odontológicos para os associados. O projeto de benefícios iniciou em 2008 e, três anos mais tarde, migrou para a atual modalidade, em que os serviços são prestados de forma gratuita. Só em 2016 foram cerca de oito mil atendimentos oferecidos sem custo. Completam a grade assistência jurídica e previdenciária. Essas facilidades são disponibilizadas na estrutura da própria Sede Administrativa.
Representatividade: Fortemente engajado nas causas do movimento sindical, o STIMMME participa permanentemente de interlocuções a favor de conquistas para os trabalhadores e de reivindicações que garantam a manutenção de seus direitos. Essa atuação ocorre em conjunto com entidades representativas estaduais, federais e, também, junto às esferas governamentais.
Sede Campestre: Em 2004 o STIMMME entregou um grande benefício à família metalúrgica: a Sede Campestre. Recanto de lazer exclusivo para associados e familiares, totaliza três hectares com infraestrutura completa: piscinas, quadras de futebol-sete e vôlei, área de camping com churrasqueira, recanto para festas, bar, vestiário e estacionamento. Outro destaque é o Centro de Eventos Valdemiro Orso.
Formação: O STIMMME foi, mais uma vez pioneiro ao inaugurar o Centro Profissionalizante do Setor Metalmecânico e Material Elétrico de Bento. A iniciativa surgiu em 2010 e, desde então, já capacitou mais de dois mil trabalhadores.
Quem já foi agraciado com a medalha Aristides Bertuol:
1984: Elmira Roveda Bertuol e Irmão Nadir Bonini Rodrigues
1985: Milton Rosa, Cláudio Pasquetti e Loreno José Dal Sasso
1986: Hylda B. Antoniollo, Antônio Maso (Nonô Maso) e Maria Borges Frota
1987: Hélio Schmidt e Armindo Schenatto
1988: Renzo Zaffanella e Ministro Henrique Saboia
1989; Emyr Farina e Pe. Ernesto Mânica
1990: Zaira Caprara e Ademar de Gasperi
1991: Antônio Costa, Nilza Côvolo Kratz e Darci Loss Luzzatto
1992: Álvaro Acco Koslowski
1995: Eleonora Fontanella e Fábio Koff
1996: Tarcísio Michelon
1997: Equipe adulta de vôlei de Bento Gonçalves, Rinez Da Trindade e Cel. José H. Z. Vargas
1998: Ayrto Luís Giovannini
1999: Róger Caumo
2000: Carlos Domingos Picolli
2001: Vercino Franzoloso
2003: Werner Schunemann
2005: Roseli Faccio Fornazier
2006: Guilherme Paulus
2007: Albino Santarossa e Armando Piletti
2010: Vicente Paulo Mattos De Britto Pereira
2011: Pe. Izidoro Bigolin
2013: Ancilla Dall’Onder Zat
2014: Instituto Tarcísio Michelon
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Exata Comunicação
Fotos: Felipe Machado
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor