As vendas de Páscoa devem ter um recuo de 2,5% no Rio Grande do Sul neste ano ao ser feita uma comparação com a data em 2016. A avaliação da Fecomércio foi divulgada nesta terça-feira e leva em consideração o contexto econômico enfrentado. O desempenho do varejo, que fechou em queda de 5.4% no ano passado, é levado em consideração para o fechamento deste dado.
De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Bento Gonçalves (Sindilojas), Daniel Amadio, a avaliação é utilizada também como uma forma de orientar os comerciantes quanto às compras para seus estabelecimentos. “Como não temos uma pesquisa específica para Bento Gonçalves , a gente usa esse parâmetro estadual e traz para a nossa realidade. Claro que a gente sempre respeita a condição econômica do nosso município”, afirma.
A pesquisa que mediu a intenção de consumo do consumidor gaúcho, com baixa de 9,8% em relação ao mesmo período de 2016 também serviu de embasamento. De acordo com o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, o cenário indica que mais uma vez as vendas deverão se direcionar para produtos de menor valor, com famílias buscando a diversificação em detrimento ao tradicional ovo de chocolate. Bombons, barras de chocolate e outros produtos com preços mais acessíveis devem ser os preferidos dos gaúchos. “Essa será uma forma de contornar o quadro de aumento de preços e restrições de renda”, afirma Bohn.
Com informações da Fecomércio
Brigada Militar prende homem com mandado de prisão em Veranópolis
Última noite do Natal nos Vinhedos terá presença especial de Dedé Santana
Ano encerra com mais 83 prêmios para rótulos brasileiros