A Secretaria de Segurança (SEMSEG) através da Defesa Civil de Bento Gonçalves iniciou, na última semana, a coleta de assinaturas nos locais onde serão instalados novos pluviômetros e sensores PCD Geotécnica — equipamentos essenciais para o monitoramento da quantidade de chuva e da umidade do solo, fundamentais na prevenção de desastres naturais. A ação integra a terceira fase da operação, que conta com a parceria da equipe do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
Com base em um mapeamento técnico realizado pela Defesa Civil, os pluviômetros e sensores serão distribuídos em locais estratégicos, priorizando regiões com maior risco de alagamentos e deslizamentos. Entre os locais estão os distritos de Faria Lemos, Vale dos Vinhedos, Fundaparque, área Central, entre outros.
O coordenador da Defesa Civil de Bento Gonçalves, Rodrigo Wermuth, ressaltou a relevância da ação. “Com a instalação desses pluviômetros e sensores, teremos dados mais precisos e em tempo real sobre o volume de chuva e a umidade do solo. Isso nos permitirá antecipar medidas de prevenção e resposta de forma mais eficiente. A colaboração entre a Defesa Civil, a CEMADEN e a comunidade é vital para a segurança de todos”, afirmou.
A instalação dos equipamentos será realizada pela equipe da CEMADEN, com apoio da Defesa Civil Municipal, visando fortalecer a rede de monitoramento pluviométrico, ampliando a capacidade de antecipação de eventos climáticos adversos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Rodovias da EGR registram movimento acima da média durante feriadão de Páscoa e Tiradentes
Executivo poderá contratar novos Contadores após aprovação de projeto na Câmara Bento
Vereadores aprovam reajuste salarial para médicos de Bento Gonçalves