Natural de Orleans, em Santa Catarina, Barzenski chegou a Bento Gonçalves em 1947, tendo atuação em diversas empresas e entidades. Ele faleceu em 2015, aos 90 anos. “Deixou um legado de muito trabalho. Foi o responsável por fundar a primeira indústria de móveis em série de Bento Gonçalves. Também foi um dos pioneiros na fabricação de móveis em pinus no Brasil”, destaca o PLO.
Já o projeto de resolução 1/2025 concede a Portaria de Louvor e Agradecimento a Idalvino Riboldi. A autoria também é do vereador Biasi e contou com apoio de todos os vereadores. Nascido e criado na Linha Buratti, Riboldi é o feirante mais antigo da cidade. Atualmente, comercializa seus produtos na Feira Livre, localizada no Centro da cidade e realizada aos sábados pela manhã. “O feirante é uma das profissões mais dignas e honradas”, apresenta o projeto.
Olmes Pértile receberá o Título de Cidadão de Bento Gonçalves após projeto de decreto legislativo 3/2025 ser aprovado pelos parlamentares. A proposta partiu da bancada do MDB. “Sua trajetória exemplar, marcada por dedicação, compromisso e notável contribuição para o desenvolvimento do município, credencia-o a este honroso reconhecimento, expressão do respeito e gratidão desta Casa Legislativa”, explica o projeto.
“Dedicou mais de 45 anos à docência, formando gerações de estudantes que, sob sua orientação, não apenas absorveram conteúdos curriculares, mas também valores fundamentais para a vida em sociedade. Lecionou por 15 anos no Colégio Mestre Santa Bárbara, outros 15 anos no Colégio Aparecida Marista, três anos na UCS-FERVI e seis anos no Colégio Medianeira. Sua paixão pela educação ultrapassou os limites da sala de aula, assumindo a função de diretor escolar em duas ocasiões e sendo diretor do prestigiado CURSÃO, curso pré-vestibular, por mais de 10 anos. Seu comprometimento e metodologia inovadora fizeram dele uma referência entre os estudantes, sendo escolhido paraninfo e homenageado em inúmeras turmas ao longo de sua carreira”, pontua o PDL dos vereadores Gabrielli e Moisés Scussel, e que recebeu apoio dos demais parlamentares.
De autoria do vereador Moisés Scussel (MDB), o Pastor Luis Carlos Cordazzo poderá receber a Medalha do Mérito de Evangelização. O projeto de resolução 3/2025 foi aprovado na sessão do dia 17 de março. A proposta destaca que a honraria é “em reconhecimento à sua incansável dedicação à fé, à difusão dos valores cristãos e ao impacto transformador de seu ministério. Seu compromisso inabalável com a Palavra, seu testemunho inspirador e sua exemplar atuação pastoral fazem dele um legítimo merecedor desta honraria.”
Fonte / foto: Assessoria de Comunicação – Câmara de Vereadores
PG
Comandante do Corpo de Bombeiros de Bento orienta população sobre possíveis acidentes ligados ao inverno
Última semana da mostra artística “Colagens”, de João Genaro, no Museu do Imigrante, em Bento
Prefeitura realiza obras de drenagem na parte superior da Rua Aristides Bertuol, no Eucaliptos, em Bento