Em entrevista ao programa Fantástico da Rede Globo deste domingo, 1º de janeiro, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, falou sobre a situação de falta de recursos em caixa que atinge as prefeituras brasileiras. “Os resultados do primeiro semestre de 2016 apontam que 48% das Prefeituras no Brasil estão no vermelho, ou seja, estão gastando mais do que arrecadam. Na nossa intuição e avaliação, isso deve ter aumentado mais no segundo semestre”, alertou.
O levantamento da entidade mostra que 47,3% dos gestores que responderam ao estudo acabaram deixando restos a pagar para quem assume agora. Além disso, 676 prefeituras, quase 15%, não conseguiram pagar o salário dos funcionários no mês de dezembro. E 51% dos prefeitos destacaram que estão devendo fornecedores, com atrasos que chegam a oito meses.
A pesquisa da CNM foi realizada entre novembro e dezembro e ouviu de 5.568 Prefeituras no País, no total, 4.376. Destas, 2.068 afirmaram que deixarão dívidas para a gestão que assumiu em 1º de janeiro.
Diante disso, os novos gestores já tomam posse sob aperto e com preocupações financeiras imediatas. A reportagem ressaltou que um dos principais motivos para esse cenário é a recessão, que provocou uma grande queda na arrecadação de impostos, além da falta de envio de recursos previstos por parte do governo federal aos Municípios.
Em Bento Gonçalves, por exemplo, 60% do 13º salário ainda não foi pago, o que deverá ocorrer segundo estimativas da Prefeitura, até 13 de dezembro. O valor equivale a R$ 11 milhões.
O prefeito eleito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, anunciou nesta segunda-feira, 2, a suspensão por 90 dias de pagamentos de despesas do exercício de 2016 e anteriores, para a realização de um mapeamento completo e definição da forma de quitação dos valores.
Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da CNM
Esportivo estreia pelo Gauchão Série A2 em menos de um mês
Diocese de Caxias do Sul emite nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE NA BR-470, EM CARLOS BARBOSA