Exposição “Design da Imigração: Primórdios do Aqui e Agora” resgata a cultura material de imigrantes alemães e italianos que se estabeleceram na região Sul
O polo moveleiro da região Sul é o mais forte do Brasil – e os primórdios dessa conquista se encontram na chegada dos imigrantes alemães (há 200 anos) e italianos (há 150 anos), que, entre seus saberes, traziam experiências com artesanato, marcenaria e carpintaria. Um recorte dessa riqueza histórica e cultural estará na feira Movelsul Brasil (17 a 20 de fevereiro de 2025, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves/RS), onde ocorrerá a mostra “Design da Imigração: Primórdios do Aqui e Agora”, reunindo cadeiras, portas e cavalinhos de brinquedo feitos entre a segunda metade do século 19 e as décadas iniciais do século 20.
Com patrocínio da Fundação Todeschini, a exibição reunirá cerca de 45 itens selecionados em um acervo de aproximadamente 6.500 objetos garimpados pelos arquitetos Tina e Calito de Azevedo Moura. Eles percorreram o interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná nas últimas cinco décadas em busca de artefatos históricos. “A coleção é uma memória afetiva de toda uma cultura. Faço um trabalho de revitalização do artesanato e em cada local é diferente. Muitos objetos da coleção são feitos um a um e me encanto pela assinatura, que é a alma, a marca do artesão”, conta Tina, que divide a curadoria com sua irmã, Lui Lo Pumo (arquiteta e designer), e Adélia Borges – uma das principais referências nacionais em história do design.
Itens da Coleção Tina e Calito de Azevedo Moura já integraram mostras em importantes espaços culturais – como Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, e Farol Santander, em Porto Alegre. Adélia conta que comentários como “lá em casa também tinha” e “minha avó teve” são frequentes entre os visitantes. “Acervos desse tipo têm a capacidade de trazer à tona camadas profundas das memórias afetivas. Vi lágrimas nos olhos, e também sorrisos, encantamentos, a manifestação de uma noção de pertencimento, independentemente de descenderem ou não de imigrantes alemães ou italianos”, lembra.
A curadora destaca, ainda, que a exibição na Movelsul Brasil permite ampliar a compreensão do empreendedorismo que caracteriza a região – especialmente no polo moveleiro de Bento Gonçalves, um dos mais importantes do país. “As obras trazem lições de design muito pertinentes para a contemporaneidade. Seus ricos vocabulários visuais e a diversidade de suas linguagens permitem que possamos observar como funções idênticas podem gerar objetos tão diversos entre si, pela poesia de seus projetos e pelo saber fazer daqueles que os conformaram”, explica Adélia.
Realizada pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) desde 1977, a Movelsul Brasil é a principal feira de móveis da América Latina. Reúne as principais marcas de móveis, colchões, estofados e decoração do país, além de atrativos como palestras e mostras relacionadas ao setor moveleiro. Em 2025, serão cerca de 200 marcas apresentando seus lançamentos e diferenciais a lojistas, varejistas, arquitetos, importadores, compradores corporativos e demais especificadores do segmento.
Mostra do Prêmio Salão Design
Outro atrativo que promete encantar os visitantes é a mostra de produtos finalistas e contemplados do Prêmio Salão Design 2025 – mais tradicional premiação latino-americana do design de mobiliário. A exposição ocorrerá no Pavilhão E, onde estará o Movelsul Conecta – novo hub de inovação, design e negócios lançado pela feira. Lá, os visitantes encontrarão expositores de serviços e tecnologias que facilitam o dia a dia do varejo de móveis (como CRM, logística e sistema de gestão), expansão de rede (marcas que buscam investidores para abertura de novas lojas), decoração (acessórios, iluminação, peças de médio e alto padrão) e setor corporativo (móveis para escritório, hospitais, hotéis, restaurantes, entre outros).
SERVIÇO
O quê: mostra “Design da Imigração: Primórdios do Aqui e Agora”
Quando: 17 a 20 de fevereiro, das 12h às 19h
Onde: Pavilhão D da feira Movelsul Brasil 2025 (Parque de Eventos de Bento Gonçalves/RS)
Como visitar: basta realizar credenciamento antecipado pelo site movelsulbrasil.com.br ou no momento de visita à feira (a credencial é gratuita e garante acesso aos quatro dias de evento, incluindo as mostras e as palestras da Arena do Conhecimento)
Realização: Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves
Patrocínio da Movelsul Brasil: Sayerlack e Sicredi
Patrocínio do Movelsul Conecta: Sayerlack, Cinex, Obispa e Atria
Patrocínio da mostra “Design da Imigração”: Fundação Todeschini
Patrocínio do Prêmio Salão Design: Duratex e Interprint (Master), Akeo (Standard) e Renna (Especial)
Apoio: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
Fonte: Augusto Vasconcelos | Assessoria de imprensa
Fotos: VivaFoto
Badesul libera R$ 758,3 milhões para setores produtivos em 2024, aumento de 41,8% em relação à estimativa inicial
Caminhoneiro morre após caminhão despencar em ribanceira na ERS-122 entre Flores da Cunha e Antônio Prado
Gabriel Souza propõe permuta entre áreas do Estado e da União para realocar famílias atingidas por cheias em Eldorado do Sul