Plano Municipal de Redução de Riscos: geólogos iniciam trabalho percorrendo áreas urbanas de Bento

Ao longo de duas semanas foram realizadas vistorias em diferentes bairros e localidades

Bento Gonçalves foi um dos 10 municípios brasileiros a ser contemplado com o projeto para implementação do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O trabalho está sendo realizado por etapas, visando fazer o mapeamento de áreas urbanas e rurais que possam representar riscos médio, alto ou muito alto de deslizamento ou que possam estar suscetíveis às inundações.

O Plano pretende diagnosticar áreas de risco e propor ações para reduzir os impactos de desastres naturais. Bento Gonçalves foi o único Município da Serra Gaúcha selecionado pelo programa. Em maio a cidade foi afetada por cerca de 300 deslizamentos nos distritos de Faria Lemos e Tuiuty, além de problemas ocasionados pela forte chuva na cidade com rompimentos de tubulações, queda de barreiras e deslizamentos em residências.

Nas últimas duas semanas o Serviço Geológico do Brasil esteve presente no município para conduzir um estudo detalhado visando a criação de um Plano Municipal de Redução de Riscos.
A iniciativa abrangeu diversas áreas do município, com visitas específicas aos bairros Eucaliptos, Zatt, Fenavinho, Ouro Verde, Imigrante, Comunidade Indígena, Universitário, Progresso, Linha Buraƫ, Linha Zemith, Vale dos Vinhedos, Jardim Glória, Municipal, São João, Borgo e Vinosul. A presença do Serviço Geológico do Brasil foi acompanhada pela participação ativa da Defesa Civil Municipal de Bento Gonçalves.

A colaboração foi fundamental para agregar o conhecimento local aos estudos dos geólogos federais e para fornecer orientação e esclarecer as dúvidas dos moradores das áreas avaliadas. Os estudos realizados incluem a identificação e avaliação de áreas de risco, além de sessões de orientação e esclarecimento para os residentes.

O geólogo responsável pelo Núcleo de Riscos Geológicos, Lucas Barbosa explica que “essas primeiras duas semanas de trabalho foram bem importantes, principalmente dentro da área urbana, em que foi percorrido todos os bairros que tinham risco. E agora na próxima vinda os geólogos vão trabalhar as áreas rurais, focando nos distritos de Faria Lemos e Tuiuty”.

Ainda de acordo com o profissional “a partir disso serão tomadas algumas ações posteriores, como os projetos executivos de medidas de contenção, de realocação de alguma família, prédio ou edificação. Isso tudo será incluso na finalização do relatório no final do próximo ano”.

O secretário de Segurança Tenente-coronel Paulo César de Carvalho comenta que “a parceria entre as instituições reflete um compromisso com a segurança e o bem-estar da comunidade, buscando medidas preventivas para minimizar os riscos associados a desastres naturais”.

O próximo grupo de geólogos virá em janeiro para dar andamento nas ações. Com isso será dado o andamento no Plano Municipal de Redução de Risco, que é importante para definir as obras prioritárias do PAC, que compreende o Ministério das Cidades (Mcid), e desta forma angariar os trabalhos de recuperação.

Sobre o Serviço Geológico do Brasil

O Serviço Geológico do Brasil é uma entidade federal dedicada à pesquisa e monitoramento geológico, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a segurança geológica do país.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

error: Conteúdo Protegido