Produção desta variedade é diferenciada, pois possibilita um aumento na qualidade da bebida
O incentivo aos agricultores e o meio rural tem sido um dos principais objetivos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA). Com esse viés, em agosto de 2022, iniciou o projeto relacionado ao incentivo ao agricultor para a produção de uvas de qualidade superior em espaldeiras. O projeto conta com subsídio de 50% do valor de aquisição das mudas viníferas para o plantio de 1 hectare por ano em sua propriedade com até 30 horas/máquinas, desenvolvido em parceria com a EMATER, Embrapa e IRFS-RS.
No início deste ano, foram produzidas e colhidas as primeiras uvas em espaldeiras em Bento Gonçalves. O projeto conta atualmente com a participação de 50 agricultores, destes, 45 já realizaram o plantio de espaldeiras, sendo que ao total já são em torno de 25 hectares de parreirais plantados. Somente a Casa Zottis, uma das primeiras vinícolas a apostar no projeto, colheu aproximadamente 2400 quilos da uva.
O sócio-proprietário da Casa Zottis- Vinhos e Uva, Juliano Zottis destaca que “a qualidade da Espaldeira é bem mais ampla que as outras, e a gente vê esse resultado no próprio vinho que começamos a elaborar. Tem sido uma excelente oportunidade para melhorar nos aspectos da questão da produção e qualidade da fruta, agregando valor, tanto na uva, quanto no vinho, que é a parte final”.
O Chefe do Escritório da Emater, Thompson Didoné, comentou que “o projeto de incentivo de produção de uvas de qualidade superior resulta na produção e vinhos de maior qualidade. A maioria das pessoas que acessam o programa são de pequenas vinícolas que produzem a uva para a produção do seu vinho, com isso já temos ótimos resultados, e estamos indo para o terceiro ano com a expectativa que nessa safra já tenhamos muitos vinhedos com produção normal”.
Ainda conforme Didoné “o projeto resulta em uvas de excelente qualidade e demonstra a preocupação do poder público em ter cada vez mais vinhos de excelência, divulgando o nome de Bento para o mundo todo. O objetivo é que o consumidor tenha acesso aos produtos de qualidade produzidos no município”.
O coordenador do programa de Espaldeiras Janquiel Cristofoli destaca que “buscamos com o projeto agregar valor ao produto (uva), aumento na qualidade da matéria-prima e consequentemente no vinho, para termos um produto final de maior qualidade e valor agregado, potencializando a competitividade com produtos importados além de uma oportunidade no ramo turístico. A busca pelo incentivo tem se concentrado basicamente em pequenos produtores rurais e empreendedores de vinícolas familiares”.
O secretário de Agricultura Mauro Vila tem acompanhado o projeto e comenta que “é muito bacana a gente ver os produtores trabalhando com espaldeiras e alguns já realizando a colheita. O nosso propósito é justamente esse, de incentivar, dando todo o suporte necessário para eles, e que cada vez mais o nosso município seja referência e tenha os melhores vinhos”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21