Com uma mensagem de esperança, o Desfile Farroupilha celebra o tradicionalismo e a força do povo gaúcho. O público tem espaço reservado nas arquibancadas, de onde pode ser acompanhada a cerimônia na Avenida Beira-Rio, assistida a passagem de carros temáticos que homenageam o centenário do payador e poeta Jayme Caetano Braun e ressaltam a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes. O desfile tem transmissão ao vivo da TVE, tanto pela televisão quando pelo site.
Cerca de três mil pessoas vão percorrer avenida, compondo as três fases do desfile. Na primeira parte, ocorrerá o parada cívico-militar, com membros da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil, do Instituto-Geral de Perícias e da Superintendência dos Serviços Penitenciários.
O segundo momento conta com o tradicional desfile dos Cavalarianos, que, este ano, terá 270 integrantes. O terceiro momento será marcado pelos carros temáticos, que voltam a fazer parte da comemoração após 11 anos de ausência. Neste ano, seis carros vão contar a história de Jayme Caetano Braun, cujo centenário é tema dos Festejos Farroupilhas de 2024. Serão apresentadas as origens do payador, momentos importantes da sua vida e elementos que remetem à extensa obra deixada por ele.
O último carro do desfile temático conduzirá Chama Crioula e fará alusão à reconstrução do Rio Grande do Sul, contando com a participação de pessoas que trabalharam durante as enchentes e representantes das entidades que organizaram o desfile.
Voluntários e equipes que atuaram durante os resgastes fecham a parte temática do desfile, juntamente com patrões e patroas de entidades tradicionalistas de Porto Alegre.
Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Secom
Foto: Jurgen Mayhofer/Secom
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves