Fundado em 1924, o Hospital Tacchini surgiu da necessidade de uma estrutura que pudesse abrigar equipamentos e remédios que dessem ao Dr. Bartholomeu Tacchini, as condições de trabalho para prestar um atendimento de qualidade à população de Bento Gonçalves. A partir do pedido do médico italiano, a comunidade organizou a criação de um Conselho de Administração, que foi responsável não apenas por buscar recursos que permitiram a construção do primeiro prédio do complexo hospitalar, concluído em 1927, como também por administrá-lo.
O próprio Dr. Tacchini foi o responsável por viajar à Itália e realizar a compra dos primeiros equipamentos e materiais para o hospital. Em pouco tempo, a qualidade do atendimento fez com que a instituição expandisse suas fronteiras além de Bento Gonçalves, recebendo pacientes de toda a serra gaúcha.
Foi justamente a condição de referência regional que fez com que, em 100 anos de história, o Hospital Tacchini passasse por incontáveis ampliações, modernizações e a incorporação de novos serviços. Além disso, a partir de 1980, novas unidades passaram a ser criadas para atender a demanda da comunidade. A primeira delas foi o Plano de Saúde Tacchimed, que hoje conta com 62 mil vidas sob seu cuidado.
Em 2004, o então Hospital Beneficente São Roque, de Carlos Barbosa, passou a ser gerido pelo Tacchini Saúde. Em 20 anos de administração, a instituição que hoje é conhecida como Tacchini Carlos Barbosa reformulou completamente a estrutura de uma série de serviços essenciais à comunidade, como Pronto-Socorro, Centro Cirúrgico, salas de recuperação, Centro Obstétrico, Clínica de Especialidades e Clínica da Mulher.
Em 2014, a instituição criou o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde, braço de pesquisa da instituição. O espaço vem se destacando pela participação em diversos estudos multicêntricos nacionais e internacionais, na busca pelas melhores terapias em áreas como cardiologia, oncologia, fisioterapia, pediatria e medicina intensiva.
Mais do que a estrutura física, o hospital conseguiu reunir à sua volta pessoas dedicadas a cuidar da saúde do próximo. Atualmente, o complexo possui cerca de 2.200 colaboradores ativos. Entre eles, estão os mais de 260 médicos de 53 especialidades diferentes, que formam o Corpo Clínico do Tacchini.
Hoje, o Hospital Tacchini Bento Gonçalves é referência estadual para o SUS em leitos de tratamento intensivo adulto, pediátrico e neonatal, recebendo pacientes de qualquer município do Rio Grande do Sul.
A instituição também é referência regional em atendimentos públicos para 22 municípios em gestação de alto risco e em tratamento oncológico. Ao mesmo tempo, é referência em nefrologia e saúde mental para oito municípios e em gestação de risco habitual para cinco municípios da região.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Hospital Tacchini – Alexandre Brusamarelo
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra