A comunidade de São Pedro, interior de Bento Gonçalves, abriga o roteiro Caminhos de Pedra, um dos locais mais procurados por turistas que visitam a Serra Gaúcha. Lazer, cultura, artesanato, gastronomia, vinhos e espumantes são alguns dos principais atrativos da região que neste final de semana se prepara para celebrar pela mais uma vez essa combinação durante a 6ª edição da Festa Flores de Pedra.
Nesta semana, a corte da festa, composta pela rainha Maíra Siega, e pelas princesas Evelyn Santos e Eliane Carrer, acompanhadas pela assessora Talita de Toni, estiveram no estúdio da Rádio Difusora, durante o Programa Super Tarde, para divulgar as festividades que acontecem neste sábado, dia 21 de setembro, no a partir das 16h na Sociedade Educativa Cultural São Pedro, que promete mais uma vez encantar moradores e visitantes.
No dia os visitantes poderão participar de oficinas de artesanato, apreciar a gastronomia local, além de atividades culturais que celebram e resgatam as tradições italianas dos imigrantes que colonizaram a Serra Gaúcha. Entre as atrações gastronômicas estará o tradicional pão assado na palha de milho além de produtos artesanais
Confira a programação:
6ª Festa Flores de Pedra
Sábado | 21 de setembro
Sociedade Educativa Cultural São Pedro
16h
— Desfile Cultural;
— Abertura com oficinas artesanais que levarão as pessoas a resgatar o passado;
20h
— Lançamento do Hino de São Pedro (Nadir Somensi) com o Coro Caminhos de Pedra e a Banda Musical São Pedro
— Dança Juvenil Caminhos de Pedra
— Grupo Nani
— Grupo Ragazzi Dei Monti
— Comidas típicas italianas e o pão de forno a lenha feita na palha de milho
Roteiro Caminhos de Pedra
Idealizado pelo Engenheiro e empresário Tarcísio Michelon e pelo Arquiteto Júlio Posenato o roteiro Caminhos de Pedra visa resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à serra gaúcha a partir de 1875.
O sucesso do novo roteiro animou tanto os idealizadores quanto a comunidade. Em 10 de julho de 1997, com assessoria do SEBRAE, foi fundada a Associação Caminhos de Pedra, congregando empreendedores e simpatizantes. Montou-se então um projeto abrangente que contemplava o resgate de todo o patrimônio cultural, não só o arquitetônico, envolvendo língua, folclore, arte, habilidades manuais, etc. Este ambicioso projeto foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura em 10 de agosto de 1998 passando a partir de então a captar recursos das empresas locais através da recém criada LIC (Lei de Incentivo à Cultura do Estado do RS).
Atualmente a Associação Caminhos de Pedra conta com cerca de 70 associados e o projeto, considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural, está recebendo uma visitação média anual de 100.000 turistas. O roteiro está em expansão e possui mais de 28 pontos de Visitação.
Conforme a Lei Estadual 13.177/09, que nos declarou patrimônio histórico do RS, considera-se como área de abrangência dos Caminhos de Pedra a Linha Palmeiro e Pedro Salgado, localizadas nos municípios de Bento Gonçalves e Farroupilha, até o limite do município de Caxias do Sul, passando por Caravaggio.
Central de Jornalismo Difusora
Fotos: Talita de Toni
Belo Natal recebe o show “Tudo Passa” neste final de semana, em Monte Belo do Sul
Projeto piloto das PICS tem continuidade com oficinas em Bento
Projeto Cucagna Scola de Talian apresenta mais uma ação: Gramàtica dela Léngoa Talian