Alunos garibaldenses são homenageados por participação em Olimpíadas

A Administração Municipal de Garibaldi, através da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta quarta-feira, 15 de dezembro, uma cerimônia de entrega de certificados aos estudantes que receberam medalha de ouro, prata e bronze, e menção honrosa na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, e medalha de prata e bronze na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A atividade aconteceu no gabinete do prefeito Antonio Cettolin e reuniu alunos, professores e pais.

Em novembro foram divulgados os resultados da Olimpíada de Matemática deste ano e mais uma vez obtivemos Medalha de Ouro com Vanessa Helen Soppelsa, aluna do 7º ano, da EMEF Madre Felicidade. Medalha de Prata para: Ana Laura Emer Spadini e Ana Laura Piacentini Frighetto da EEEM Dante Grossi e Medalha de Bronze para Davi Von Muhlen Bertele também da EEEM Dante Grossi. Também foram premiadas a Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Felicidade e a professora de Matemática Tânia Morelatto.

Criada em 2005, a OBMEP (Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas) e o seu crescimento colocaram as competições científicas no centro da pauta nacional da educação. Em pouco mais de uma década, a OBMEP alcança anualmente quase 18 milhões de alunos e mais de 47 mil escolas, tornando-se a maior olimpíada estudantil do mundo.

Concursos do gênero existem no país desde os anos 1970, quando foi lançada a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), por iniciativa da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Assim, nos últimos doze anos, duas competições nacionais coexistem: a OBM e a OBMEP.

Em 2017, essas duas olimpíadas serão integradas numa única e grande competição, realizada em duas fases. O objetivo maior é racionalizar o uso dos recursos humanos e financeiros. As inscrições serão gratuitas e feitas como sempre foram.

Os alunos premiados com medalhas e menções honrosas têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), que visa transmitir aos alunos cultura matemática básica e treiná-los no rigor da leitura e da escrita de resultados, nas técnicas e métodos, na independência do raciocínio analítico, entre outros. O aluno participa de atividades orientadas por professores qualificados nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Com isso, pretende-se despertar a vocação científica do aluno, além de estimular a criatividade por meio do confronto com problemas interessantes da Matemática.

Para a Secretária de Educação, Simone Cristina Rosanelli Chies, é uma honra muito grande para Garibaldi receber uma medalha de ouro através de uma aluna da rede municipal de ensino. “Isso demonstra o diferencial pedagógico da Escola Madre Felicidade, na qual a aluna Vanessa estuda” destacou.

O prefeito Antonio Cettolin reforçou a importância do trabalho realizado pelas escolas de Garibaldi, sejam elas municipais, estaduais ou particulares. “Todos as escolas e alunos tem a mesma importância para nós e hoje estamos orgulhosos de saber que tantos alunos se destacaram em um concurso nacional. Vocês são o futuro e já demonstram a capacidade que tem no presente” finalizou o prefeito.

Dezesseis alunos de escolas do município receberam menções honrosas.

Alessandra Beatriz Scherner – EEEF Santo Antônio
Ana Luisa Radavelli Copat – EMEF Madre Felicidade
Bianca Remus – EMEF Pedro Cattani
Elisa Gabriele Fontana – EEEF São Marcos
Felipe Galina – EMEF Attílio Tosini
Luiz Fernando Casali Marcondes – EMEF Pedro Cattani
Pedro Henrique Imperatori Fontana – EEEF Santo Antônio
Ana Beatriz Ternoski Amaro – EEEF Armando Peterlongo
Lucas Thomazi Belleboni – EMEF Pedro Cattani
Maicon Felipe Teixeira dos Reis – EMEF Attílio Tosin
Pedro Augusto Macari Bortolini – EEEM Dante Grossi
Elivelton Gedoz – IEE Professora Irmã Teofânia
Gabriel Guarnieri – IEE Professora Irmã Teofânia
Gianluca Piacentini Frighetto – EEEM Dante Grossi
Guilherme Rech – IEE Professora Irmã Teofânia
Paulo Rutkoski – EEEM Dante Grossi

Destacamos também a premiação dos alunos da EMEF Madre Felicidade Rian Augusto Farias, Medalha de Prata e Vanessa Helen Soppelsa, Medalha de Bronze na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA – e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área e a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira(AEB).

Fonte: Central de jornalismo da rádio Difusora

error: Conteúdo Protegido