A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) integra as atividades do Dia Mundial sem Tabaco, em 31 de maio, a fim de levar informação à população sobre os principais benefícios de parar de fumar. A campanha é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), que conscientiza sobre as doenças e as taxas de mortalidade relacionadas ao tabagismo.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer, sendo responsável por 85% de casos de cânceres de traqueia, brônquios e pulmão. Ainda, pessoas não fumantes expostas ao fumo passivo também correm riscos de desenvolver a doença.
O motorista Sérgio Luiz Fernandes, 63 anos, atendido pela Unidade da Aapecan Bento Gonçalves, está sem fumar há cerca de cinco meses: “Fumava mais de três carteiras de cigarro por dia desde os 11 anos. Meu pai também fumava, então comecei. Normalmente era assim antigamente”, relembra.
Para ele, a decisão de parar de fumar se fortaleceu quando identificou que o hábito poderia ser um dos motivos do diagnóstico do câncer na cabeça e no rim. Após a cirurgia e o início do tratamento, decidiu parar de fumar por conta própria. Mesmo com o curto período sem o vício, Sérgio relata que se sente melhor até mesmo para respirar: “Percebi que me dá uma maior vontade de comer. O café da manhã que eu não tomava, hoje tomo. Antes logo quando levantava já eram três a quatro cigarros”.
Por meio da adesão à campanha informativa, a Aapecan leva a esperança e a possibilidade de uma vida com qualidade e longevidade saudável para aqueles que abandonam o vício.
Desde 2002, o Ministério da Saúde inclui o tratamento do tabagismo na rede SUS, tanto na atenção básica quanto na média e alta complexidade. Sendo assim, a população tem acesso às formas de tratamento, materiais de apoio e medicamentos. No Rio Grande do Sul, o Programa Nacional do Controle do Tabagismo é acessado por meio da Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
Para mais informações, entre em contato com a Aapecan Bento Gonçalves pelo telefone (54) 3055.9400.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Aaapecan
PG
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves