Os 75 purificadores de água doados ao Rio Grande do Sul pelo governo do Japão chegaram à Base Aérea de Canoas no sábado (25/5). Os equipamentos vão suprir as necessidades nas áreas mais afetadas pelas enchentes, especialmente hospitais e instituições de saúde que atendam pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os purificadores foram transportados, a partir de Brasília, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira.
A primeira escala dos equipamentos foi na quarta-feira (22/5), em Brasília, onde chegaram em avião comercial proveniente de Miami (EUA). Os itens foram recebidos pelo secretário-executivo do Escritório de Representação do RS (EBSB), Henrique Pires, e pelo representante sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Issei Aoki.
Pedido formal do governador Eduardo Leite, a doação foi negociada por Pires com o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e o representante da Jica. Cada unidade tem capacidade de filtrar 4 litros de água por minuto.
Como lembrou Pires, os desabrigados e desalojados das enchentes vão começar a voltar para suas casas em comunidades onde os mananciais de água estão comprometidos e, em alguns casos, contaminados por lama e detritos. Assim, os purificadores serão fundamentais para garantir o abastecimento emergencial dessas pessoas e, principalmente, o funcionamento de hospitais e postos de saúde.
Texto: Fábio Paiva/Ascom EBSB
Edição: Secom
Foto: Vanessa Sonaly/CECOMSAER
Em formato on-line, OAB/RS realiza eleições nesta sexta-feira
BRIGADA MILITAR APREENDE ADOLESCENTE POR TRÁFICO DE DROGAS E PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, EM BENTO GONÇALVES
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR ROUBO, EM BENTO GONÇALVES