SEGURANÇA PÚBLICA: QUASE 1.800 MIL NOVOS SERVIDORES SERÃO CHAMADOS NO RIO GRANDE DO SUL ATÉ OUTUBRO

Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) devem receber um total de 1.798 novos servidores até outubro. A informação é do governador Eduardo Leite, que projeta um investimento superior a R$ 483 milhões com essa finalidade ao longo dos próximos três anos.
Caso a previsão se confirme, o Estado alcançará seu maior efetivo de segurança pública na última década, chegando a quase 34,5 mil integrantes. O contingente da área já foi incrementado por 9.280 nomeações desde 2019, primeiro ano da atual gestão do Palácio Piratini.
O cronograma havia sido apresentado aos deputados da base aliada na Assembleia Legislativa, em reunião no Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre. Na ocasião, o chefe do Executivo ressaltou que a estratégia de ampliação é “responsável e alinhada às condições financeiras do Rio Grande do Sul.
Desde a implementação do programa “RS Seguro”, o governo gaúcho estima que a atuação das forças de segurança preservou 4.840 vidas – número equivalente à soma aproximada dos habitantes de 188 dos 497 municípios do Estado. O mesmo cálculo aponta que foram evitados 107.119 assaltos a pedestre e 51.584 roubos de veículo.
“Os resultados da política de segurança pública são visíveis, com uma redução da criminalidade a patamares muito inferiores aos que costumávamos conviver ”, declarou Eduardo Leite com base em indicadores divulgados nos últimos anos, comparados a governos anteriores. “Ampliamos os investimentos e estancamos a redução do efetivo policial. O anúncio de hoje reitera nossa preocupação com a área a decisão de não arredar pé na missão de tornar o Rio Grande do Sul mais seguro.”
Fonte: Jornal O Sul
Foto: Secom/Arquivo
error: Conteúdo Protegido