Nas últimas semanas, o Tacchini Sistema de Saúde confirmou sua adesão ao Projeto Hospitais Saudáveis – PHS e à Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis. A associação sem fins econômicos se dedica a transformar o setor de saúde em um exemplo para toda a sociedade em aspectos de proteção ao meio ambiente e à saúde dos colaboradores, pacientes e da população em geral.
A iniciativa global conta com a participação de mais de 43 mil hospitais e sistemas de saúde em todo o mundo. No Brasil, são 17 sistemas de saúde participantes e 282 membros institucionais (hospitais e outras unidades de saúde), que fazem parte da ação a partir da adesão ao Projeto Hospitais Sustentáveis (PHS).
A adesão ao programa vai ao encontro da visão de sustentabilidade implantada pelo Tacchini em diversas ações ao longo dos últimos anos. Como exemplo, podemos citar o projeto Eficiência Total, cujo principal objetivo é a digitalização completa de todos os documentos fornecidos pela instituição; a utilização exclusiva de energia elétrica originada através de fontes limpas, totalmente renováveis e que não agridem o meio ambiente; bem como a instalação de uma usina fotovoltaica que atende todo o Hospital São Roque, de Carlos Barbosa”, descreve o superintendente do Hospital Tacchini, Hilton Mancio.
Vantagens de participar do PHS
Ao se tornar membro do Projeto Hospitais Sustentáveis (PHS), o Tacchini concorda em participar de uma rede de cooperação que tem como ponto de partida o comprometimento das instituições de saúde do país, bem como dos profissionais de todas as categorias que atuam no sistema de saúde brasileiro. A intenção é compartilhar conhecimento e realizar ações que visam a melhoria contínua das práticas socioambientais de cada um dos participantes.
Além do setor de assistência à saúde, o PHS atua em parceria com organizações profissionais, sindicais e setoriais, institutos de ensino e pesquisa, órgãos públicos e organizações não governamentais das áreas de saúde e segurança do trabalho, saúde pública e meio ambiente.
Envolvimento em 3 projetos
Dentro do PHS, o Tacchini Sistema de Saúde participa ativamente de três desafios: o “Desafio Compras Sustentáveis” tem o objetivo de ampliar a adoção de políticas de compras sustentáveis alinhadas à defesa da saúde pública e, assim, aumentar a demanda por produtos e serviços mais sustentáveis e reduzir o uso de substâncias químicas perigosas e de produtos prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.
Já o “Desafio Resíduos de Serviços de Saúde” mobiliza e incentiva o aprimoramento de práticas de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, reduzindo a geração de resíduos, ampliando a reciclagem e diminuindo a proporção de resíduos perigosos que necessitam tratamento especial, por meio do aprimoramento seguro e racional das práticas de segregação.
O “Desafio à Saúde pelo Clima” mobiliza organizações de saúde de todo o mundo a se tornarem mais resilientes e reduzirem progressivamente suas emissões de gases do efeito estufa. Os participantes do Desafio reportam dados e recebem suporte técnico para gerenciar seu impacto climático com base em três pilares: liderança, resiliência e mitigação. A intenção é zerar as emissões do setor até o ano 2050.
“As ações que vêm sendo realizadas são mapeadas, detalhadas e quantificadas. Estas informações são compartilhadas com vários hospitais a fim de aprimorar processos e melhor o resultado final de todos. Dessa forma, caminhamos juntos na direção de um mesmo objetivo: a sustentabilidade ambiental”, avalia Renato Conci, Coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Tacchini Sistema de Saúde.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves