A atividade contou com a presença da Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, e debateu temas importantes e atuais da gestão cultural pública no Estado. Entre os assuntos, a Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e articulações acerca das leis federais Paulo Gustavo e Aldir Blanc II.
A Secretária destacou que em 2023 os R$ 30 milhões de reais do FAC serão destinados a projetos dos municípios, descentralizando os recursos e entregando às cidades a possibilidade de sua execução.
Também compuseram a mesa do encontro o presidente da Famurs, Paulinho Salerno, o presidente do CODIC-RS, Secretário de Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares, o vice-presidente da entidade, Juliano Muller, e o Assessor da Área Técnica de Cultura da Famurs, Vinicius Brito.
O Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura (CODIC), vinculado à Famurs, foi criado em 1994 como um órgão de integração e assessoramento aos municípios em assuntos culturais. Conforme disposto em seu regimento, suas principais finalidades são: o apoio à ação cultural municipal e aos respectivos dirigentes culturais, a participação articulada na formação das políticas culturais em todos os níveis (municipal, estadual e federal) e a divulgação de informações aos órgãos municipais de cultura.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Divulgação/SECULT
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor