E agora mais um feito vem integrar os trabalhos. Foi inaugurado na quinta-feira (10), o Espaço Restaurativo da EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz/UCS. O local irá atender os alunos e suas famílias dando orientações, auxiliando a compreender o crescimento, o desenvolvimento dos alunos, além de ter atividades circulares com diálogo e escuta relacionadas aos Círculos de Construção de Paz. A EMTI São Roque é considerada a primeira escola restaurativa do município.
A inauguração do Espaço Restaurativo vem ao encontro do projeto de gestão do trabalho “Florescer a paz: harmonizar para conviver e aprender”. Assim, por meio da observação diária, a escuta das falas dos professores, alunos e famílias, duas perguntas surgiram: Como melhorar as relações? Como aprimorar o diálogo sem procurar culpados? A educação é uma parceria de sucesso quando todos trabalham em conjunto.
A Justiça Restaurativa trouxe a base para a reflexão de como poder agir no cotidiano, no sentido de acolher e não esconder o sentimento do outro. Um dado importante evidenciado nesse caminho e que fez nascer o projeto: as emoções interferem na aprendizagem. A aprendizagem está relacionada ao bem-estar emocional dos alunos.
De lá para cá, como resultados, a EMTI São Roque recebeu do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o 1º lugar do município no Ensino Fundamental, nos Anos Finais e 2º lugar nos Anos Iniciais, em 2021, passando da meta estabelecida. E, atualmente, o educandário conseguiu 99,9 % a solução de conflitos com alunos.
A diretora do educandário Andreza Peruzzo ressalta sobre este passo essencial em ter um Espaço Restaurativo. “É uma conquista. Um ponto-chave no processo da gestão da EMTI São Roque e vem sendo trabalhado desde 2019 com a Justiça Restaurativa. É um local onde a comunidade escolar pode resolver situações conflitantes. Os alunos vão utilizar esse espaço para falar o que lhes está incomodando emocionalmente, dentro e fora das escolas. Nós educadores precisamos dos conceitos da Justiça Restaurativa e ter em mente que o ser humano é um ser integral formado pelo corpo, mente, as emoções e a espiritualidade”.
A instrutora Vanise Marconi coloca que a inauguração do espaço“abre caminhos para outras escolas. Quando finalizamos hoje de manhã a apresentação, tivemos várias escolas nos perguntando quando e como iniciou. A Justiça Restaurativa trabalha, também, pela prevenção. É um trabalho lento, de formiguinha, mas que dá resultados positivos. As nossas escolas estão muito fortalecidas. Cada escola tem um facilitador que faz seu trabalho dentro da sua proposta. E hoje, como os dados mostram, temos poucas situações de conflito, demonstrando que as escolas já conseguem resolver lá dentro as situações, sem o auxílio de outros órgãos oficiais”.
O promotor Élcio Resmini Meneses destacou que o “espaço vai permitir cada vez mais reafirmar junto à sua comunidade a possibilidade de relacionamentos mais saudáveis por intermédio do diálogo. Não há dúvida de que é um caminho muito bonito em direção a paz. Ouvir a necessidade do outro é o mais importante para um relacionamento saudável”.
A Secretária de Educação Adriane Zorzi destaca que “é com muita alegria que preparamos o primeiro Espaço Restaurativo em um educandário da rede municipal. Esse espaço de escuta e acolhimento busca o fortalecimento de vínculos e a resolução de conflitos dentro e fora da escola. Espaços como este, contribuem não só para a aprendizagem dos nossos alunos, mas para o crescimento como cidadãos responsáveis”.
A inauguração do Espaço Restaurativo contou com a apresentação das turmas 81 e 82 com a música “Count on me”, de Bruno Mars, e o evento foi alusivo ao dia comemorativo do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa no município de Bento Gonçalves, 10 de novembro.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Fotos: Jose Martim Estefanon
(KPJ)
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves
Prefeitura de Bento realiza mutirão de limpeza de pichações neste sábado, dia 23
Alunos da EMEF Maria Borges Frota participam de contação de histórias em alusão à consciência negra