Pioneiro na Serra Gaúcha, sistema transforma em digital relacionamento do município com os contribuintes
O prefeito Sérgio Chesini sancionou, nesta quinta-feira (13), o Decreto 4.680/2022, que institui a instalação da Plataforma Processo Digital vinculada ao Sistema de Domicílio Eletrônico e que regulamenta o relacionamento com o contribuinte do ISS por meio digital. No novo portal, serão disponibilizadas todas as informações necessárias para a comunidade empresarial visando aderir ao ISS Digital, além das normas legais aplicáveis.
Além de agilizar o processo, já que não será mais necessário ir até a prefeitura, e eliminar o documento em papel, o novo sistema permite que as comunicações e os processos administrativos sejam realizados totalmente online. “Estamos vivenciando a era digital e Garibaldi não poderia ficar de fora desse processo. Com o ISS Digital, modelo pioneiro na Serra Gaúcha, vamos facilitar, desburocratizar e inovar os processos”, esclareceu o prefeito.
Benefícios
Com a plataforma, foram introduzidas algumas novidades para os contribuintes, tais como a adoção da Caixa Postal Eletrônica, do Domicílio Tributário Eletrônico e do Processo Fiscal Eletrônico, permitindo a comunicação entre o Fisco e os contribuintes de forma instantânea, pela internet, bem como o acompanhamento de processos originários tanto dos contribuintes como do próprio fisco. Ao contribuinte, ainda é permitido outorgar Procuração Eletrônica ou conceder Autorização Eletrônica para acesso ao sistema para terceiros, sendo franqueado acesso aos documentos e serviços, conforme nível de acesso.
O sistema, fornecido pela empresa Infisc, que atua com transformação digital, está instalado no município e os fiscais encarregados do ISS já receberam o treinamento necessário. A próxima etapa será o lançamento da plataforma, que ocorrerá no próximo dia 26, na Câmara de Indústria e Comércio (CIC), com a presença de contribuintes e representantes de escritórios de contabilidade.
Salomão Alberto Leizer, sócio administrador da Infisc, parabenizou a administração pública pela postura “arrojada” de aderir a essa inovação. “Oferecer serviços pela web, principalmente no pós-pandemia, é de importância ímpar. Permite rapidez nos processos e agilidade nos serviços prestados pela prefeitura”, esclarece.
Todos os usuários cadastrados no sistema de NFS-e terão o acesso ao ISS Digital liberado automaticamente. Aos demais, será necessário cadastro com o uso de assinatura digital. Na falta de assinatura digital, o prévio cadastro será efetuado mediante o comparecimento na Secretaria de Finanças (andar térreo do Centro Administrativo). “A transformação digital é um avanço para o relacionamento com os contribuintes garibaldenses”, relatou o secretário de Inovação e Empreendedorismo, Daniel Deconti.
Fonte: Prefeitura de Garibaldi
Fotos: Bruno Milan
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves