Encontro discute projeto que reserva percentual no mercado para vinhos gaúchos

O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) participou nesta terça-feira (19) de uma reunião-almoço em Porto Alegre com representantes do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH). O objetivo foi debater o Projeto de Lei 166/2015, que dispõe sobre a reserva de percentual para comercialização de vinhos e sucos produzidos no Rio Grande do Sul nos estabelecimentos comerciais do Estado.

De acordo com a proposta, originalmente protocolada pelo deputado estadual Vinícius Ribeiro (PDT), que também estava no encontro, Sossella quer garantir mais oferta de vinhos e sucos gaúchos, tanto nos supermercados quanto nos bares e restaurantes.

O Projeto de Lei (PL) 166 2015 determina que os estabelecimentos que comercializem o produto devem reservar, no mínimo, 50% de sua carta para rótulos produzidos no estado. Já quando a venda for para o consumo posterior (supermercados, armazéns), o percentual destinado aos vinhos gaúchos será de 25%. Além disso, proposta torna obrigatória a oferta, por estes estabelecimentos, de suco de uva produzido no Rio Grande do Sul.

“Estivemos reunidos para trocar ideias e construir em conjunto essa proposta que busca valorizar ainda mais o produto de nosso Estado”, enfatizou o deputado.

Participaram do encontro, representando o Ibravin, o presidente Dirceu Scottá, o diretor executivo Carlos Raimundo Paviani, e o gerente de promoção, Diego Bertolini. Pela Abrasel estavam o presidente do Conselho de Administração, Pedro Hoffmann, e a presidente do Conselho Administrativo no RS, Maria Fernanda Tartoni. Pelo SEGH participaram o presidente João Antonio Leidens, e o diretor Gladimir José Zanella.

Pela Agas o diretor Eduardo Cidade e do gerente executivo Francisco Miguel Schmidt. Também participaram o assessor de Sossella, major Jair Müller, e os assessores do deputado Vinícius, Flavio Pauletti e Felipe Hahn da Silva.

Fonte: Gabinete do Deputado Gilmar Sossela

error: Conteúdo Protegido