No último dia 27 de julho, uma ocorrência de poda irregular em Santa Tereza, foi registrada na Delegacia de Polícia de Monte Belo do Sul. Conforme o boletim, a situação foi verificada as margens do Rio Taquari, no centro da cidade.
A denúncia foi recebida por fiscais da ARPA (Associação Riograndense de Proteção Animal) e afirma que estava sendo praticado podas drásticas em árvores, bem como o corte raso de árvores nativas e exóticas, parte delas em área de preservação permanente, na margem do Rio Taquari, próximo ao camping municipal e parte delas na via pública em calçadas e praças, inclusive em áreas particulares.
No boletim de ocorrência, consta ainda que aproximadamente 80 árvores foram afetadas, sendo espécies como Ipê, Jacarandá, Flamboyan, além de Açoita Cavalo, Figueira, Sarandi e Cerejeira. A denúncia alega ainda que foi efetuada a poda drástica de uma árvore que se encontrava tombada no mirante próximo ao cemitério.
O denunciante relata que flagrou no local um homem em um caminhão guincho, fazendo uso da motosserra, efetuando as podas, juntamente com demais funcionários de limpeza e um funcionário de uma empresa.
Após tomar conhecimento da ocorrência, a Prefeitura Municipal informou a existência de licença para execução do procedimento.
Central de Jornalismo / Unidade Móvel da Rádio Difusora
Fotos: Divulgação
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor