Indústria e construção são os setores com mais acidentes de trabalho em Bento

Dados foram apresentados no Dia da Prevenção de Acidentes pela Vigilância em Saúde do Trabalhador

Neste 27 de julho, quarta-feira, Dia da Prevenção de Acidentes de Trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde através da Vigilância em Saúde do Trabalhador, apresentou dados e orientações sobre acidentes relacionados ao ambiente de trabalho em encontro que aconteceu nas dependências da Fundação Casa das Artes.

O que mais chama a atenção é que 2.545 acidentes foram registrados em 2021, com dez óbitos investigados e sete confirmados envolvendo acidentes com trabalhadores. As indústrias e construção são as áreas com maior índice, 1.366 no total. Entre as principais causas, traumatismos na mão.

Outro dado que requer atenção é a faixa etária dos envolvidos, de 20 a 29 anos. Nos seis primeiros meses de 2022 o número de acidentes chegou a 948, sendo que 569 são indústria/construção, com cinco falecimentos confirmados.

Na estatística somam mais situações nestes segmentos, pois são os com mais representatividade no Município e com mais utilização de mão de obra, historicamente.

“O foco é que agente tenha um olhar preventivo. O cumprimento da Legislação traz um cuidado com equipamentos de proteção, atenção do trabalhador e empresas”, comentou a secretária de Saúde, Tatiane Fiorio.

Todos os dados contabilizados são extraídos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), conforme recomendação do Ministério Público do Trabalho.

Rafael Medeiros Vieira, coordenador da Vigilância em Saúde, aponta que “a Secretaria tem um setor pronto para orientar a saúde do trabalhador e as empresas”, disse.

O ato contou com o apoio do CIC/BG (Centro da Indústria, Comércio e Serviços), Sitracom/BG (Sindicato dos Trabalhadores na Construção e no Mobiliário) outras entidades representativas, com a presença de profissionais dos setores abordados.

Marijane Paese, presidente do CIC/BG, salientou que “é um assunto que traz preocupação de todos os lados, tanto para quem tem que fiscalizar quanto as indústrias no controle de prevenção. Por mais regras, vai muito da conscientização própria e do trabalhador”.

Para quem necessitar de mais informações sobre saúde do trabalhador pode contatar diretamente a Vigilância em Saúde através do Telefone/Whatsapp: (54) 3055-7288.

 

Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

Fotos: Rodrigo De Marco / Prefeitura de Bento Gonçalves

error: Conteúdo Protegido