Um grupo de empreendedores do Município de Santa Tereza realizou nesta quinta-feira, 19, o início de um intercâmbio com Coronel Pilar em prol do desenvolvimento turístico. Em fase de elaboração de um Roteiro Turístico contemplando áreas urbana e rural, foi montado um cronograma denominado “Descobrindo os Encantos de Santa Tereza”.
A partir daí, 12 empreendedores de Coronel Pilar em situação similar – montagem de roteiro e definindo estratégias para o turismo – desfrutou da experiência na localidade. Entre os pontos visitados a Gruta Nossa Senhora da Uva, Moinho Cooperativa Santa Tereza, Carina Atelier, Cachaçaria Velho Alambique, Casa Soligo, além de passagem pelo Centro Histórico e almoço no restaurante Sabores de Santa.
A ideia surgiu após a realização da primeira etapa do curso de Turismo Rural aplicado pelo Senar-RS, com apoio da Prefeitura de Santa Tereza. Assim, uma rota experimental foi montada para acolher o grupo de Coronel Pilar e posterior, o de Santa Tereza devolverá a visita.
Conforme Morgana Somensi Cerioti, do Restaurante Sabores de Santa, uma das empreendedoras, o objetivo “é dar os primeiros passos não apenas quando ocorrem eventos, mas movimentar o Município”.
Para Michele Gentilini, da Cooperativa Santa Tereza, a proposta é fortalecer a Associação (recentemente foi criada congregando empreendedores de Santa Tereza) para “concretizar uma semente que foi lançada”. Neste ano de 2022 entrou no ar o site www.turismosantatereza.com.br para que o visitante encontre mais uma plataforma de divulgação com os atrativos locais.
A fase experimental seguirá em outras oportunidades abrindo espaço para ampliar a Rota com outros pontos do Município a serem inclusos somando cultura, gastronomia, religiosidade, paisagens e principalmente o fato do núcleo urbano ser tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Fonte e fotos: Felipe Machado – Rádio Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves