Ontem, dia 18 de maio, dentro das programações alusivas aos 40 anos de Cotiporã e no Dia Internacional dos Museus, foi realizada, na Casa da Cultura Pietro Breda, a Reabertura oficial do Museu Histórico do Município e a inauguração da exposição “Tempos Plurais”.
O evento reuniu autoridades cotiporanenses, secretários, servidores, Soberanas da 9ª Festa in Vêneto, cotiporanenses envolvidos na criação e manutenção do Museu, visitantes e a comunidade em geral.
Como forma de homenagear as pessoas que se engajaram, desde a fundação do Museu até sua restruturação atual, foi realizada o descerramento de uma placa contendo o nome de cada membro que contribuiu para a preservação do Museu Histórico.
Além do ato simbólico, o evento contou com o pronunciamento da Prefeita em Exercício, Lenita Zanovello Tomazi, Secretária de Turismo e Cultura, Patrícia Gabriel, Presidente da Câmara de Vereadores, Dener Zanella, Vereadora Inês Storti, e membro do Comitê Pró-Museu, Ângela Taffarel. Após, a Coordenadora Cultural de Cotiporã, Jocyane Baretta, conduziu os presentes pelos espaços do Museu e detalhou sobre a exposição “Tempos Plurais”.
História e Reestruturação do Museu Histórico de Cotiporã
O Museu de Cotiporã, fundado no ano de 1992, tem como missão preservar, pesquisar e divulgar o patrimônio cultural municipal, bem como as memórias constitutivas da comunidade, valorizando as identidades e diversidades de seu povo.
De cachaçaria a Museu. A edificação que hoje abriga o museu foi construída na década de 1930 e possui arquitetura vernacular da imigração italiana, muito comum na região entre os anos de 1875 e 1960. A partir de 1935, a casa abrigou a Cooperativa de Aguardente Farroupilha e, no ano de 1982, com a emancipação municipal, o prédio tornou-se sede da Prefeitura de Cotiporã até 1998, quando passou a abrigar a Casa de Cultura de Cotiporã e o Museu Histórico.
Acervos do Museu. O acervo tridimensional é composto por aproximadamente mil objetos dos séculos XIX e XX, ligados à religiosidade com pinturas e quadros religiosos, itens de uso pessoal como indumentária, mobiliário, objetos de decoração, artigos de cozinha, de atividades domésticas e ligados ao trabalho no campo. Além de objetos de comunicação e do antigo cinema da cidade, conta com um pequeno acervo fotográfico. Existe também, alguns poucos fragmentos de acervo arqueológico com cerâmica pré-colonial. O acervo formou-se a partir de doações particulares e de setores ligados à Prefeitura de Cotiporã.
A Casa da Cultura passou por uma reestruturação a partir do ano de 2019, durante a Gestão Breda e Ivaldo, onde foram investidos mais de R$ 1 milhão para a modernização e qualificação dos espaços. Para garantir a preservação das peças e a organização dos ambientes, foi criado o Comitê Pró-Museu, que contou com a participação de profissionais da área e voluntários.
Faça sua visita! Com a reabertura do Museu, a comunidade cotiporanense e visitantes já podem ter acesso ao local nas datas e horários abaixo:
Segunda-feira: das 08h às 11h e das 14h às 17h.
Quarta a sexta-feira: das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Ainda são oferecidas visitas guiadas que podem ser previamente agendadas. A edificação possui adaptação para o público com mobilidade reduzida.
Demais informações:
Endereço: Rua Bento Gonçalves, n°44, Centro Cotiporã/RS – CEP 95335-000.
Telefones: (54) 3446-2822 e 3446-2800 – WhatsApp (54) 99933-5203
E-mail: museuhistorico@cotipora.rs.gov.br
Rede social: https://www.instagram.com/museuhistoricodecotipora/
A entrada é gratuita.
Fonte e fotos: Prefeitura de Cotiporã
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves