A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Turismo apresentou nesta quinta-feira (19), o Censo Turístico 2021. Os dados contidos no estudo são exclusivamente de empresas de Bento Gonçalves, vocacionadas ao turismo, e vinculadas ao Alvará Turístico e cadastradas no Empreendedor Virtual. O evento, para imprensa, foi realizado no Hotel Vinocap.
A ação tem apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho (Segh).
Os dados foram levantados com 204 empresas, no período de junho a dezembro de 2021. “Mapeamento de empresas que são exclusivamente voltadas ao turismo, esses dados passam a fazer parte do trabalho da secretaria e anualmente estaremos atualizando. Dessa forma temos um histórico do desenvolvimento do turismo da nossa cidade. E a utilização de dados permite que as estratégias possam ser aprimoradas e garantirmos solidez, precisamos que o nosso destino sejam permanentes”, destaca o secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto.
De acordo com o estudo, inédito na região, a movimentação econômica dentro das 204 empresas foi superior a R$ 1,3 bilhão, em 2021. Além disso, 54% dos estabelecimentos vocacionados ao turismo recebem eventos. Dos empregos gerados pelo setor 51% estão nas rotas turísticas do interior. Dos 3.554 leitos de hospedagem 72% encontram-se na área urbana.
Quando destacados, os segmentos de atuação das empresas, o estudo apresentou que o Município conta com 06 Agências de viagem; 05 Associações Turísticas; 19 Atrativos Turísticos; 04 Cervejarias; 77 Gastronomia; 46 Hospedagem; 04 Parque Temático; 38 Vinícolas; 05 Transporte Turístico.
Sobre a geração de empregos, os empreendimentos cadastrados no alvará turístico em 2021, geram 2.363 postos de trabalho. Já a capacidade de atendimento para realização de eventos gira em torno de 16.519 lugares.
O turismo de Bento Gonçalves é dividido entre atrativos urbanos e atrativos rurais. Deste modo a cidade atualmente se divide em seis rotas turísticas: Caminhos de Pedras, Cantinas Históricas, Encantos de Eulália, Vale do Rio das Antas, Vale dos Vinhedos, Via Gastrô e também conta com empreendimentos que não pertencem a nenhuma rota turística.
Dos empreendimentos 33 estão no Caminhos de Pedras; 06 nas Cantinas Históricas; 10 Encantos de Eulália; 20 Vale do Rio das Antas; 54 Vale dos Vinhedos; 23Via Gastrô; 58 Outros.
Para a diretora do Segh Região Uva e Vinho, Márcia Ferronato os dados apresentados oferecem oportunidades de traçar caminhos e ser o mais assertivo possível, além de mostrar a evolução do setor em Bento Gonçalves. “Por meio deles podemos estudar outros segmentos que não tinham antes, tornando-se mais competitivos internamente e externamente. O que é muito salutar. A diversidade é importante até mesmo porque a gente sabe que tem turistas que voltam muitas vezes, pois sabem que há novidades. Esse suporte que a Prefeitura e a Secretaria de Turismo vêm dando ao setor é fundamental porque não se faz nada sozinho”, disse.
O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira ressaltou o trabalho da Secretaria de Turismo na busca “de dados transparentes e cada vez mais fidedignos, com uma informação que possibilita a realização de ações para o setor. Isso no permite verificar que o turismo de Bento Gonçalves está em um patamar muito avançado. Temos uma estrutura hoteleira muito qualificada, gastronomia forte e uma população que abraça o setor. São ações que, embasadas com os dados apresentados hoje, serão fonte para o desenvolvimento do setor”.
Alvará turístico
A ferramenta foi implantada em 2018 no Município, proporcionando as empresas vocacionadas exclusivamente ao turismo o cadastro no Empreendedor Virtual.
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves