A reportagem da Rádio Difusora recebeu na manhã deste sábado, dia 9 de abril, o relato de uma ouvinte dando conta do furto dos letreiros de diversos túmulos do Cemitério Municipal de São Roque, em Bento Gonçalves.
Segundo a denúncia, vândalos furtaram diversos letreiros e placas de alumínio e bronze, que ficam nas lápides dos túmulos. Ainda segundo relatos, a sala de ferramentas do local também já foi alvo de ladrões, tendo sido arrombada.
No local não há vigilância e inclusive alguns casos de furto ocorreram durante o dia. À noite os portões são fechados, porém, não impede que os vândalos acessem o local para praticar os furtos.
Os relatos de furtos e vandalismo em cemitério de Bento Gonçalves já ocorreram em outras situações. Em dezembro de 2021, mais de 100 crucifixos foram furtados do Cemitério Municipal Central, em um período de 10 dias.
Procurada pela reportagem da emissora a Prefeitura informou que a munícipe já esteve em contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana, responsável perla manutenção dos cemitérios públicos do município, sendo orientada a realização do Boletim de ocorrência. A secretaria informou ainda que na parte da noite não tem vigia no local, mas que a pasta já trabalha para melhoria do monitoramento tanto no São Roque, como no Central.
Central de Jornalismo Difusora
No Dia do Doador de Sangue, Hemocentro do RS homenageia entidades parceiras
Centenária imagem de Santo Antônio retorna ao Santuário, em Bento Gonçalves, após mais de 100 dias de restauro
IV Encontro Restaurativo reforça os ideais da cultura de paz em Bento Gonçalves