A Associação Amigos do Museu do Imigrante está lançando uma campanha para novos associados. A ação tem como lema “Preservar a história, preserva a vida”. Fundada em 18 de maio de 2017, a Associação Amigos do Museu do Imigrante (AMI) tem o objetivo de apoiar as ações da instituição, sendo uma associação de interesse público e fins não econômicos. Atualmente, possui 36 associados, sendo 12 ativos.
Segundo a presidente, Angela Maria Marini, “queremos sensibilizar as pessoas para a causa patrimonial. A AMI não precisa de um grande número de associados para se manter, porém é muito importante que as pessoas da comunidade que gostam das questões ligadas ao patrimônio estejam engajados para mostrar realmente o impacto que essa área tem. Buscar novos associados é fundamental para aliar essas pessoas e formar uma associação forte e ativa”, ressalta.
Assim, os associados auxiliam em diversas ações e atividades de apoio à instituição como em grupos de trabalho para organizar eventos, dentro de uma realidade sem pandemia, como ocorreu no Jantar sobre as Estrelas; no próprio Museu, onde se recebe muitos visitantes, e precisa ter diversas pessoas no prédio histórico para auxiliar na apresentação do espaço e na organização.
Também, os associados contribuem, de acordo com suas possibilidades, financeiramente, o que auxilia nas despesas da associação e para pequenos reparos e pequenos gastos do Museu. Em outros momentos, auxilia diretamente no Museu, ajudando em processos de higienização, manutenção e transporte de acervos.
Nesse sentido, a entidade busca a valorização e preservação do patrimônio histórico de Bento Gonçalves através de atividades voltadas aos interesses comunitários. “Entende-se a preservação histórica como um ato de cuidado com as diferentes memórias da cidade, pois ao se pensar o passado é possível construir um presente ativo e crítico. Preservar significa cuidar da vida das pessoas, das suas narrativas e de seus legados”, afirma Angela.
“O Museu do Imigrante completou 46 anos de existência e cuida do patrimônio material e imaterial da cidade, zelando pelo patrimônio histórico local. A AMI faz uma chamada à comunidade de Bento Gonçalves para inclusão de novos membros. Precisamos criar um elo com diferentes pessoas para manter a associação ativa e relevante para as pessoas de Bento Gonçalves”, salienta o secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares.
A entidade não tem mensalidade, mas sugere contribuição voluntária de seus associados no valor de R$10,00 mensais. Para mais informações entre em contato com o Museu do Imigrante (54) 3771.4230 ou pelo e-mail: amimuseu@gmail.com
Para se associar basta preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/vYa4c6MWqGaS5HZD7
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Campus-Sede da UCS sedia Simpósio Serrano de Meliponicultura neste final de semana
Ação do DMT de Bento forma pequenos agentes da EMI Mamãe Coruja
Procon-BG alerta para golpes envolvendo a Black Friday