O Secretário de Turismo, Rodrigo Ferri Parisotto, explicou a ideia de presentear os turistas com cartões-postais. “A ideia do projeto surgiu quando o Geison nos apresentou o trabalho realizado e nos falou do desejo que tinha de incluir os cartões ao CAT. E foi nessa conversa que entendemos que seria muito legal, já que é um trabalho diferenciado e de um artista local, valorizando esse trabalho e pedindo ao nosso turista que presenteasse um amigo com esses cartões. Isso é uma forma de divulgação de nossa cidade, já que são cartões-postais de atrativos turísticos, fazendo com que a gente espalhe o nome de Bento Gonçalves por todo o Brasil”, explica.
O Projeto Bento em Aquarela na visão de Geison Ranzi
Bento Gonçalves é uma cidade que inspira e encanta com suas paisagens e cultura. Foi pensando em homenagear a Capital Brasileira do Vinho que Ranzi teve a ideia de trabalhar no projeto Bento em Aquarela, realizando pinturas com o intuito de apresentar os principais pontos turísticos em cores.
“O projeto Bento em Aquarela foi uma forma que encontrei de homenagear a minha cidade e mostrar um pouco do meu trabalho nas artes plásticas, neste caso, com pinturas em aquarela sobre a cidade de Bento Gonçalves. A exposição inaugural aconteceu no final do ano passado e foram criadas 20 aquarelas que mostram os pontos turísticos, aspectos culturais, o interior do município e o trabalho do imigrante italiano. Destas obras, foram escolhidas as 10 mais representativas para reproduzir os cartões-postais com pontos turísticos da cidade”, explica.
Natural de Bento Gonçalves, o artista fez uma seleção especial dos principais pontos do município. “A ideia de reproduzir em cartões-postais foi para facilitar o acesso a arte e ao mesmo tempo tornar a experiência de quem recebe ou envia o postal algo mais pessoal, físico, para guardar de lembrança. Junto com isso, surgiu a ideia de ter uma certa quantidade de selos postais personalizados, que comprovam a procedência do cartão-postal. É uma forma de tornar a experiência de quem recebe o cartão ainda mais personalizada, a pessoa entende que está recebendo um produto de uma cidade que valoriza as suas riquezas e valoriza também a arte”, conta.
A expansão do projeto agradou o artista, que não esconde a alegria de ter o trabalho compartilhado para diferentes regiões do Brasil. “Neste processo de produção dos selos, os Correios gostaram da temática e relevância e solicitaram uma autorização para disponibilizar o selo para venda em seu site, para que colecionadores do mundo inteiro possam adquirir, isso só reforça a ideia do projeto de mostrar os valores da nossa cidade para todo o Brasil e quem sabe até para outros países. É gratificante saber que o meu trabalho artístico está sendo enviado para muitas pessoas do país inteiro, o sentimento que me fez seguir com esse projeto foi o de compartilhar a alegria e orgulho que tenho da minha cidade e externar isso através dos postais. Espero que quem receber os postais possam compartilhar essa alegria e que possam viver esta experiência pessoalmente e conhecer um pouco da nossa cultura e valores”.
O projeto ocorrerá ao longo de todo 2021, com envio semanais dos postais.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Geison Ranzi / Divulgação
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro