Nesta terça-feira, 6, o Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, recebeu um lote com dois dos cerca de 20 medicamentos que fazem parte do “kit intubação”. Os remédios foram adquiridos pelo governo federal e distribuídos pelo governo estadual, com o auxílio do 3º Batalhão de Suprimento do Exército. Ao todo, chegaram ao hospital 3.719 ampolas de Brometo de Rocurônio (5ml), 200 ampolas de atracúrio (2,5ml) e 4.075 ampolas de atracúrio (5ml).
Os itens estavam em falta no estoque da instituição há duas semanas em função do grave problema de abastecimento enfrentando em todo o país, devido ao aumento de internação de pacientes críticos de Covid-19. Tanto o Atracúrio quanto o Brometo de Rocurônio são bloqueadores neuromusculares, que atuam como relaxantes musculares para pacientes já intubados.
De acordo com a coordenadora corporativa de farmácia do Tacchini, Suhélen Caon, a chegada dos medicamentos é suficiente para abastecer os estoques de bloqueadores neuromusculares por cerca de 12 dias. Contudo, ela faz a ressalva: “esse número pode variar bastante de acordo com a quantidade e o peso dos pacientes críticos internados na instituição”.
A chegada de Atracúrio e Brometo de Rocurônio foi essencial para que o hospital tenha condições de manter em atividade parte das cirurgias oncológicas. Na última semana, todos os procedimentos chegaram a ser cancelados em função do baixo estoque de alguns medicamentos, mas foram retomados a partir da confirmação da chegada dos bloqueadores neuromusculares por parte do governo estadual.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital Tacchini
Foto: Hospital Tacchini / Divulgação
Divulgada lista dos aprovados no Vestibular de Medicina da UCS
EMTI São Roque – Professora Nilza Côvolo Kratz: festividade marca os dez anos da instituição
Autora bento-gonçalvense conquista o best seller enaltecendo histórias da Serra Gaúcha