O mês de setembro é dedicado ao debate e inclusão das pessoas surdas, chamado de Setembro Azul – Mês da Visibilidade Surda. Motivado a proporcionar a inclusão e integração dos surdos cada vez mais na sociedade, o Deputado Estadual Vinicius Ribeiro protocolou nesta terça-feira, 27, três Projetos de Lei que tratam da obrigatoriedade de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em cinemas, teatros e eventos públicos oficiais no estado do Rio Grande do Sul. Aproximadamente 617 mil pessoas são surdas no estado, e cerca de 6,2% da população possui algum tipo de deficiência.
Segundo Vinicius, “a linguagem de sinais deveria ser obrigatória em todas as escolas, havendo uma conscientização de toda a comunidade da sua importância. Enquanto as pessoas não forem despertadas para essa necessidade e adquirirem esse conhecimento, projetos como estes são úteis para mostrar a presença das LIBRAS na vida dos que precisam e integra-los à sociedade.”
São três projetos que possuem o mesmo objetivo, o da inclusão por meio de intérprete de LIBRAS, cada um deles difere na sua aplicação:
Peças teatrais: Os organizadores de exibições de peças teatrais ficam obrigados a oferecer interpretação do texto correspondente em LIBRAS;
Eventos públicos oficiais: Fica instituída a obrigatoriedade de tradução e interpretação simultânea em LIBRAS em todos os eventos públicos oficiais no âmbito do estado do Rio Grande do Sul.
Cinema: As distribuidoras de filmes para exibição em salas de cinema ficam obrigadas a legendar as obras exibidas, incluindo filmes de língua portuguesa, e oferecer interpretação do texto correspondente em LIBRAS.
Para Vinicius, “A comunicação oficial e cultural por meio da linguagem de sinais colabora na construção de uma sociedade, efetivamente, mais justa, solidária, fraterna e livre de preconceitos.”
Fonte: Gabinete do Deputado Vinícius Ribeiro
Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do papa Francisco
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Deputado Pasin intermedia audiência no DNIT e acompanha projetos para a BR-470