Competição retorna nesta quarta-feira, dia 22, e contará com protocolo de restrições para garantir a segurança sanitária dos profissionais envolvidos
Desde a paralização do Gauchão 2020 em março, foram mais de quatro meses de incertezas quanto ao retorno da competição. Contudo, após a liberação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o torneio retorna com uma intensa agenda de jogos. Para o Clube Esportivo Bento Gonçalves, serão três partidas em um intervalo de oito dias – somente pela fase de grupos.
Com a retomada dos treinamentos no dia 02 de julho, o Alviazul já previa um calendário que exigisse preparação física e técnica do elenco para o reinício. A partida que marca o retorno será nesta quarta-feira, dia 22, às 15h, diante do Ypiranga, na Arena Alviazul, em Lajeado. Na sequência, será a vez de encontrar o Internacional no estádio Montanha dos Vinhedos, em jogo válido pela penúltima rodada – no sábado (25), às 19h. Para encerrar a fase de grupos, o confronto com o Juventude na quarta-feira (29), às 21h30, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Ao todo, são 26 atletas à disposição do técnico Carlos Moraes para a reta final do estadual.
Caso fique entre os dois primeiros do Grupo B, o clube avança para a semifinal da competição para seguir na briga pelo título da Taça Francisco Novelletto Neto. Outra luta do Esportivo é para trazer a Bento Gonçalves o título de campeão do Interior depois de 33 anos. Atualmente, a equipe ocupa a terceira colocação do grupo B com seis pontos somados, um a menos que o Caxias, que está na zona de classificação. No geral, o Alviazul é detentor da quarta melhor campanha da competição, com 14 pontos, conquistando vagas à Série D do Campeonato Brasileiro de 2021 e à Copa do Brasil do próximo ano.
Será possível acompanhar as partidas por meio de transmissões realizadas nos canais da empresa detentora dos direitos de imagem do campeonato (RBS TV, Sportv e globoesporte.com).
Alinhamento das medidas de segurança
Para o retorno, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) elaborou um criterioso protocolo que restringe o número de profissionais envolvidos nas partidas, exige testes para a Covid-19 e impõe o cumprimento de determinações para garantir a segurança sanitária das equipes. Dentre elas, está a articulação com as autoridades públicas da garantia de segurança nos entornos dos estádios que sediarão as partidas a fim de evitar aglomerações.
No Montanha dos Vinhedos, o Clube Esportivo prevê a delimitação da chamada “safe zone” nos arredores do complexo – que indica restrição de torcedores de qualquer uma das torcidas dentro do perímetro estipulado a partir de duas horas antes do início das partidas e uma hora após o término, bem como a presença de seguranças privados, forças públicas e uso de gradis. Em dias de jogos no estádio, haverá barreiras na Rua Julieta Sassi Dreher e na Avenida Alviazul, conforme os protocolos estabelecidos.
Essas definições foram alinhadas em encontro do presidente do Clube Esportivo, Laudir Miguel Piccoli, com o comandante da Companhia de Policiamento do 3º BPAT, Capitão Rogério Schuh dos Santos, o tenente-coronel Paulo Cesar de Carvalho, comandante do 3º BPAT, o Secretário de Segurança de Bento Gonçalves, Diego Caetano de Souza, e os representantes da Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil e Departamento Municipal de Trânsito de Bento Gonçalves.
Serviço:
O quê: Ypiranga x Esportivo, pela 4ª rodada da Taça Francisco Novelletto Neto
Quando: quarta-feira (22), às 15h
Onde: Arena Alviazul, em Lajeado
O quê: Esportivo x Internacional, pela 5ª rodada da Taça Francisco Novelletto Neto
Quando: sábado (25), às 19h
Onde: Estádio Montanha dos Vinhedos
O quê: Juventude x Esportivo, pela 6ª rodada da Taça Francisco Novelletto Neto
Quando: quarta-feira (29), às 21h30
Onde: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Fonte: Exata Comunicação
Foto: Kevin Sganzerla
Rio Grande do Sul apresenta melhora histórica nos indicadores de crimes no campo com ações na área da segurança
Serasa disponibiliza mais de 10 milhões de dívidas para negociação com 99% de desconto
Dia da Independência do Brasil – 7 de Setembro