Com o objetivo de apresentar o colegiado eleito, a coordenação do conselho, o novo programa de trabalho, além de apresentar a estrutura do espaço físico e buscar uma aproximação com a imprensa, o Conselho Tutelar de Bento Gonçalves realizou uma coletiva na manhã desta terça-feira, dia 21.
Conforme a coordenadora do órgão, Thais de Matos Magagnin, foram feitas algumas alterações no fluxo para se obter mais agilidade no atendimento das crianças e dos adolescentes, ao mesmo tempo em que reforça a importância da aproximação imprensa/Conselho Tutelar.
“É uma forma para aproximar, mas não só isso, também para divulgar e para as pessoas entenderem o que está acontecendo na cidade. Existem casos de abuso, de violência, de negligência, mas acabam não sendo divulgados. Então a gente sabe que acontece mas não se divulga como, a quantidade, enfim. Essa aproximação é uma forma de demonstrar o nosso trabalho como Conselho Tutelar e também conscientizar as pessoas que o número desses casos vem aumentando e o Conselho precisa tomar providências junto com outras entidades, alinhadas com o intuito de dar consciência da realidade para a sociedade”, disse.
Durante a conversa, também foi mencionado pelos conselheiros que todas as terças-feiras, o conselho fará uma reunião de colegiado na parte da manhã e na parte da tarde realizará um encontro com alguma entidade ou órgão locais, com o objetivo de qualificar e facilitar os serviços que são prestados. Além disso, todo início de mês será repassado para a imprensa um relatório com as estatísticas dos atendimentos realizados no período mensal.
Outro ponto debatido no encontro, diz respeito às evasões escolares. Somente em 2019 foram registrados 1.063 casos no município. A maioria das ocorrências envolvendo adolescentes entre 14 e 16 anos. E conforme os próprios conselheiros, a evasão escolar geralmente é um sintoma da existência de outras situações dentro do cunho familiar.
Atualmente, em Bento Gonçalves, são mais de cinco mil famílias ativas que de alguma forma recebem atendimento do Conselho Tutelar. O órgão fica localizado na rua General Vitorino, número 173, no bairro São Francisco. O colegiado é composto por Thais de Matos Magagnin, Ari José Pelicioli, Paulo Ricardo de Souza, Simone Lunelli e Gabriela Ferreira. Eles foram eleitos no dia 6 de outubro de 2019. Relembre clicando AQUI.
Central de Jornalismo da Rádio Difusora
ADOLESCENTE É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO PARQUE DE EVENTOS DA FENACHAMP, EM GARIBALDI
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil