Eleitos os novos Conselheiros Tutelares em Bento Gonçalves

Foram conhecidos os conselheiros tutelares eleitos para atuarem no órgão nos próximos quatro anos em Bento Gonçalves, no começo da noite deste domingo, 6. São eles: Thaís de Matos Magagnin (606 votos), Ari José Pelicioli (543), Paulo Ricardo de Souza (534), Simone Lunelli (422) e Gabriela Ferreira (396).

Foram 5040 votos no total, 5010 votos válidos, cinco em branco e 25 nulos. A apuração aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal.

O período de eleição aconteceu das 8h às 17h, com voto facultativo para todos os eleitores com domicílio eleitoral no município. Foram 16 candidatos que concorreram no pleito. Foram 26 urnas distribuídas em diferentes locais de votação. A 8ª Zona Eleitoral (8ª ZE) com sede em Bento Gonçalves auxiliou no processo com a cedência de servidores e de urnas eletrônicas.

Conforme informações do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – COMDICA, através de seu presidente, Nadir Antônio Zeni, foram recebidas denúncias e pedidos de impugnação pelos mais diferentes motivos. A partir desta segunda-feira, dia 7, uma análise será realizada e a homologação do resultado acontece em até cinco dias.

As eleições dos conselhos tutelares, unificadas em todo o país, ocorrem a cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial. Elas foram instituídas pela Resolução nº 170 de 2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), e pela Lei nº 12.696 de 2012, que dispõe sobre a unificação das eleições do Conselho Tutelar.

Os Conselheiros Tutelares são encarregados pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Veja abaixo o resultado final:

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora