A Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social, juntamente ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), realizou a posse dos conselheiros tutelares gestão 2020 a 2023 nesta terça-feira, dia 7.
Tomaram posse Flávia Bianchi, Ricardo Camilo Gonçalves, Valmor Conte, Elaine Engel Nunes Postingher e Márcia Monegat.
Ao receber os conselheiros em seu gabinete, o prefeito Antonio Cettolin destacou a importância de todo o trabalho voltado para as crianças e adolescentes, como as atividades de contraturno escolar. “Trabalhamos num esforço diário para oferecer melhores condições para o crescimento deles”, afirmou.
“Ser conselheiro tutelar é uma missão de colocar em prática uma das leis que é exemplo para outros países, que é o Estatuto da Criança e do Adolescente”, lembrou a vice-presidente do Comdica, Raquel Agostini. “A prevenção ainda é o melhor caminho, mas ainda precisamos evoluir como seres humanos para defender o que há de mais precioso, que é a inocência das nossas crianças”, acrescentou.
O secretário de Habitação, Trabalho e Assistência Social, Calvete Poleto, lembrou a estrutura disponível aos conselheiros desde a sede, até os serviços das secretarias municipais, para apoiar seu trabalho.
O Conselho Tutelar é o órgão responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, seguindo as determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo o ECA, estão entre as atribuições do Conselho Tutelar atender às crianças e adolescentes nas hipóteses em que seus direitos forem violados, atender e aconselhar os pais, realizar os encaminhamentos necessários, expedir notificações, entre outros.
Fonte e foto: Município de Garibaldi
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor