A Atuaserra, Instância de Governança Regional Uva e Vinho em seu âmago, atua e desprende a sua maior energia no que tange “o esforço do trabalho coletivo”, na formação de redes locais e regionais.
O resultado deste esforço foi visualizado no território em 2019, mesmo nos pequenos municípios (1.333 habitantes, por exemplo), consolidando e permitindo o fomento do desenvolvimento local e regional.
O acompanhamento, o incentivo afim de que os Planos Municipais de Turismo, sejam tornados ativos e efetivos, ocorre na Região Uva e Vinho, junto ao empoderamento do trade frente as novas legislaturas, a participação nas decisões do setor público, a gradual migração de Conselhos Consultivos para “Deliberativos”, sendo que alguns até tornaram-se Executivos.
A partir desta disciplina, os Conselhos Municipais de Turismo – COMTURS, construíram e constroem como sua principal ação, os Planos Municipais de Turismo, incentivando a participação dos empreendedores do público local. Atualmente, acompanham as audiências públicas, a criação da Lei e exigem a implantação das ações.
Em 2019, devido à dificuldade de fechamento de agendas, dos 29 municípios que compõem a Região Uva e Vinho no Mapa do Turismo Brasileiro, apenas Vila Maria não conseguiu finalizar o plano municipal de turismo, que será fechado em 2020 com máxima brevidade.
Fonte: Atuaserra – Associação de Turismo da Serra Nordeste
Foto: Arquivo Rádio Difusora
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor
Bento: sete bairros deverão ter abastecimento de água restabelecido até a noite deste sábado