A Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, inaugurada no último dia 3, iniciou, nesta quinta-feira (17), as aulas do Núcleo Estadual de Ensino a Jovens e Adultos (NEEJA). Serão duas turmas, nos turnos da manhã e da tarde, que contemplarão cerca de 20 alunos.
Nesta sexta-feira (18), o diretor da Penitenciária, Edson Neves, e o diretor do Presídio de Bento Gonçalves, Volnei Zago, participaram das atividades do NEEJA. Ambos os administradores ressaltaram aos presos a importância da educação no processo de inserção social, que começa na casa prisional. Após a explanação, as professoras Sandra Forest e Bruna Zanatta conduziram uma oficina de acolhimento aos internos e, posteriormente, uma atividade de leitura.
Embora tenha começado com apenas duas turmas, Edson Neves informa que, até o fim do ano, este número aumentará para sete, e a previsão é de que, em 2020, chegará a nove turmas de alfabetização, que contemplarão cerca de 70 alunos, tanto no ensino fundamental quanto no médio.
Neves destacou que a inauguração das turmas é mais um passo para o cumprimento do planejamento de abertura da casa prisional: “Com as atividades do NEEJA em pleno funcionamento, segue sendo cumprido, com êxito, o planejamento de abertura e as normas de ação da Penitenciária, que focam no trabalho e na educação prisional e na assistência religiosa aos internos”.
Fonte: Susepe
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos